quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A FARSA DO IBOPE



  Muito se falou sobre o Ibope nos últimos anos. Manipulação é sempre a palavra mais citada nesses comentários. Pela a associação com a tenebrosa rede globo (minúscula ,mesmo) e a manipulação de dados de audiência em prol de sua maior parceira.

  Os índices sempre estiveram na berlinda, principalmente porque maquiava a ascensão das concorrentes,em momentos distintos (foi assim com o SBT,a extinta Manchete e,mais recente,a Record).Tudo isso com o apoio perverso das agências de publicidade,que não aceitavam a possibilidade até de uma concorrente para aferir os números da audiência.

Mas não é só na TV que sentimos os efeitos dos equívocos do malfadado instituto.Também nas pesquisas eleitorais.Desde os anos 90 é possível sentir os efeitos de tão nefasta ação.Na disputa pelo segundo lugar das pesquisas para disputa ao governo de SP, Paulo Maluf já estava lá. Pendia Mario Covas e Marta Suplicy.Com a pesquisa do Ibope,pregando o 'voto útil',fez com que Covas fosse ao embate como 2º colocado.Depois disso Serra já foi prejudicado em situação semelhante,na disputa pela presidência.Somente o Datafolha dava a hipótese de segundo turno entre ele e Dilma.Para o Ibope,a chance inexistia.

  E pelo Brasil afora, isso não muda. Outras notícias sobre manipulação chegam de todos os cantos,mas dessa vez o caso chegou ao TREs. Nos tribunais eleitorais,pode-se ter uma chance de colocar Carlos Augusto Montenegro (o magano da empresa) no foco da mídia.Sendo ele tão blindado por sua longa associação com a família Marinho,sempre foi difícil expô-lo. Uma recente reportagem da Rede Record jogou  luz em sua vida 'empresarial'.Basta que o Ministério Público tenha coragem suficiente para investigá-lo.

CLIQUE AQUI PARA VER A REPORTAGEM SOBRE A INVESTIGAÇÃO DO TRE



Leia também:


O GOVERNO REMUNERA A GLOBO; E PAGA MUITO BEM


Nenhum comentário:

Postar um comentário