segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Fósforo branco: crianças palestinas são queimadas vivas por Israel em Gaza




Conflito: As Crianças de Gaza e as Bombas de Fósforo Branco




As crianças são as maiores vitimas do ataque com bombas de fósforo branco, na faixa de Gaza.O fósforo branco é usado regularmente para a fabricação de fogos de artifício e bombas de fumaça para camuflar movimentos de tropas, em operações militares. A sua utilização como componente de armas químicas é proibida pelas Convenções de Genebra e especialmente pela Convenção sobre Armas Químicas, reafirmando os termos do Protocolo de Genebra de 1925, que proíbe o uso de armas químicas e biológicas.

Bombas, munição de artilharia e morteiros, quando contêm fósforo, explodem em flocos inflamáveis, mediante impacto. São artefatos incendiários e causam queimaduras terríveis, podendo mesmo ser letais.É legal o uso de fósforo branco como componente de foguetes de iluminação e bombas de fumaça, e a Convenção sobre Armas Químicas (CWC) não o inclui na lista de armas químicas.O fósforo foi usado pelos exércitos desde a Primeira Guerra Mundial. Durante a Segunda Guerra, na Guerra do Vietnam e recentemente por Israel na Operação Chumbo Fundido . Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha também já utilizaram munições com fósforo.

Nas últimas décadas, porém, a tendência é o banimento do seu uso, contra qualquer alvo, civil ou militar, em razão dos severos danos causados pela substância e os especialistas acreditam que o fósforo deveria ser mesmo incluído entre as armas químicas, pois queima e ataca o sistema respiratório.Uma exposição prolongada, sob qualquer forma, pode ser fatal.

Segundo a GlobalSecurity.org, citada pelo The Guardian, “Fósforo branco resulta em lesões dolorosas por queimadura química”. Partículas incandescentes de fósforo branco, resultantes da explosão inicial de uma bomba de fósforo, podem produzir extensas, dolorosas e profundas queimaduras (de segundo e terceiro graus). Queimaduras por fósforo carregam um maior risco de mortalidade do que outras formas de queimaduras devido à absorção de fósforo pelo organismo, através da área queimada, resultando em danos ao fígado, coração, rins e, em alguns casos, falência múltipla de órgãos.

Além disso, essas armas são particularmente insidiosas porque o fósforo branco continua a queimar, a não ser em ambiente privado de oxigênio, até que seja completamente consumido, de forma que as pessoas atingidas, ainda que mergulhem na água, continuarão a queimar ao emergirem para respirar.

Durante a incursão israelita na Faixa de Gaza em dez 2008 a jan 2009, grupos humanitários estimam que cerca de 1.000 crianças foram feridas e 300 foram mortas.
A realidade das crianças palestinas de hoje está em ver seus pais e seus irmãos sendo mortos, suas casas sendo derrubadas, suas escolas bombardeadas.
Para piorar, Israel impõe um bloqueio econômico sobre a nação, gerando mais desespero e miséria para os palestinos.
Diante desse cenário absurdo, muitas crianças deixam de fazer o que faz a maioria das crianças: sonhar.



9 comentários:

  1. Meu Deus, que horror! Muitas vezes me pego falando mal do Brasil, mas vou parar com isto, aqui é uma Terra abençoada não é gente?

    abraços
    Ricardo Fragoso

    ResponderExcluir
  2. Verdade,Ricardo.Temos gravíssimos problemas aqui no Brasil,mas nada que se compare com isso.Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Ao ver este post fico revoltado com a humanidade , como é possível continuarmos a matarmos-nos e como não chega-se com muito sofrimento.

    Uma questão ?
    será que merecemos viver ?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que é pior,CJ,tudo com a anuência da ONU.Infelizmente.Um abraço e seja bem vindo.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Será que ISRAEl quer fazer um genocídio na faixa de gaza ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo dizer ,João Guilherme,que para um povo que sofreu tanto,eles tem muito pouca tolerância com os outros.Descontam nos árabes(em especial nos palestinos)todas os tormentos sofridos.Espero que o holocausto por que passa o povo palestino acabe.É um cenário ruim para a humanidade.Um abraço

      Excluir
  6. O que é mais legal é que até hoje se queixam do que os alemães fizeram com eles, mas olha o que eles fazem com os palestinos... Acho que se não for pior, tá bem igual...

    ResponderExcluir