quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A Aurora Dourada






Aurora Dourada (em grego Χρυσή Αυγή, transl. Chryssí Avguí) é uma organização política grega de extrema-direita liderada por Nikoláos Michaloliákos.


Em 2005 o partido encerrou suas operações políticas e foi absorvido por uma entidade política chamada Aliança Patriótica, que deixou de existir após Michaloliakos retirar seu apoio à organização. Em março de 2007, a Aurora Dourada realizou seu sexto congresso, onde os oficiais do partido anunciaram que voltariam a militar politicamente. Nas eleições municipais de novembro de 2010, a Aurora Dourada obteve 5,3% dos votos em Atenas, adquirindo uma cadeira no Conselho da Cidade (legislativo municipal). Em alguns bairros com grande presença de imigrantes o partido chegou a obter 20% dos votos. Ao entrar na câmara municipal após ser eleito em Atenas, Nikolaos Michaloliakos fez a chamada saudação romana (uma saudação que já existia na Roma Antiga).

A Aurora Dourada descreve-se como um "movimento popular nacionalista" ou como "nacionalistas descomprometidos". Michaloliakos descreveu a Aurora Dourada como um movimento oposto ao "assim chamado Iluminismo" e à Revolução Industrial. O partido também se diz opositor do marxismo e doliberalismo. O grupo, que emprega símbolos e gestos similares aos do Nacional-Socialismo (incluindo a referida saudação romana), declara-se oficialmente cristão ortodoxo

Imigração
A Aurora Dourada opõe-se à presença de imigrantes na Grécia. O partido defende a deportação de todos os imigrantes e o fechamento das fronteiras com o uso de minas terrestres Em 2012, o ideólogo e candidato da "Aurora Dourada" Giorgios Germenis disse que "obviamente, todos os imigrantes ilegais devem partir. Se todos os imigrantes ilegais – que são mais de três milhões – se fossem embora, libertariam três milhões de postos de trabalho para os gregos.


                (Até o símbolo do partido, lembra muito a suástica nazista)


Fonte - WIKIPEDIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário