terça-feira, 28 de agosto de 2012

NÃO É QUE EU NÃO QUEIRA ACREDITAR...





No início havia um povo... atrasado, embrutecido , que precisava se sobressair aos outros. Para isso se uniu. Buscou terras que não lhes pertenciam, invadiram e as tomaram à força,causando mortes e holocaustos pelo caminho. Para legitimar suas atitudes bárbaras, escreveram alguns livros ao longo de sua jornada tortuosa para enaltecer seus feitos e distorcer os fatos, mostrando que cada ação tinha anuência de deus. Deram a esse conjunto de livros sem embasamento algum, o conveniente nome  de Torá (ensinamento, em hebreu). Mesmo não havendo um único vestígio arqueológico de seus principais feitos (a peregrinação de 40 anos pelo deserto, o dilúvio, os 400 anos de escravidão nas mãos dos egípcios) nem da existência de alguns de seus mais proeminentes nomes (como Moisés, Davi e Salomão, por exemplo)...Ainda sim, este povo em particular conseguiu influenciar outros, mais atrasados ainda, que começaram a repercutir suas ESTÓRIAS, que foram mudando e ficando cada vez mais surreal, chegando ao ponto atual. Hoje, chamada estranhamente de “livro sagrado”, esse mix de fábulas e mitos judaico-cristão formam um conjunto de livros (ou bíblia) que é um compêndio de contradições. E não são poucas. Veremos algumas:

"Lucas começa sua narrativa referindo-se a um recenseamento de toda a terra, ordenado por Augusto... O menor problema é que não há nenhuma prova de um recenseamento sob Augusto que abrangesse todo o Império” Raymond E. Brown, O Nascimento do Messias, p. 494.




A misericórdia divina:
O SENHOR lançou sobre eles, do céu, grandes pedras, até Azeca, e morreram; e foram muitos mais os que morreram das pedras 
Josué 10:11


As leis da física:
E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr, quase um dia inteiro. 
Josué 10:12-13   



Bom, quem quer que tenha escrito isso, levou zero em astrofísica. Deter o sol é estranho,pois quem gira é a Terra, portanto...E imagine se uma entidade perfeita se daria ao trabalho de quebrar leis da natureza que tenha criado só para que um povo pudesse invadir terras para roubar e matar seus verdadeiros donos...Seria o cúmulo da imperfeição.



O machismo:
Eclesiástico 25:33 - Foi pela mulher que começou o pecado, e é por causa dela que todos morremos.
 A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. 
1 Timóteo 2:11-14

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;
23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
Efésios 5.18               
  Bom, sem comentários nessa...


A onisciência de deus:
No livro de Jó 1:7,12 e 2:1,6,o poder de TUDO SABER parece falhar no criador.Além de não saber quem está se ‘aproximando’(Satanás),nem onde ele esteve,também aceita fazer uma aposta com o mesmo príncipe das trevas,sobre Jó,porquanto vos digo que deus parecia não saber que Jó passaria no “teste”.Como um ser perfeito faria tantas atrocidades a um simples humano apenas para provar que este o adora?Vaidade??Bom, o item perfeição também cai por terra neste episódio.

O demônio:
Diz a lenda que deus criou os anjos e os homens... Estranho.Criar alguns seres ditos perfeitos para viver nas “alturas” próximo ao criador rodeados de maravilhas,enquanto os outros definham num mundo caótico,repleto de guerras,violência e as mais difíceis formas de viver...Parece um pai que gosta de um filho e lhe dá polpuda mesada e inúmeras regalias,enquanto o outro tem que trabalhar nos lixões da vida para ter seu sustento.Bom,dentre esses seres angelicais há um que tem ciúmes (da humanidade,do cordeiro,que é filho dileto de deus,enfim...)e se rebela contra o “pai” e , junto com outros que compartilham do mesmo sentimento mesquinho,parte para as profundezas da Terra, onde cria seu império e de onde comanda sua vingança contra seu criador,atormentando aqueles que não tem nada com isso.Tudo com a anuência de deus.Hummmm...Tantas incongruências...

As contradições e injustiças :
"Se dois homens estiverem em disputa, e a mulher de um vier em socorro de seu marido para livrá-lo do seu assaltante e pegar este pelas partes vergonhosas, cortarás a mão dessa mulher, sem compaixão alguma- Deuteronômio 25:11-12 


Mateus 7: 1 NÃO julgueis, para que não sejais julgados./ Levitico 19: 15 Não farás injustiça no juízo; não respeitarás o pobre, nem honrarás o poderoso; com justiça julgarás o teu próximo
Ora um,ora outro...

I Coríntios 11
8 Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. / I Coríntios 11: 12 Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
Em verdade vos digo que Paulo,mais uma vez,parece confuso...

"Se alguém ferir a seu servo, ou a sua serva, com pau, e morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado; Porém se sobreviver por um ou dois dias, não será castigado, porque é dinheiro seu." -  Êxodo 21:20-21
Sem comentários...

E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. 
Números
22:29-30
Animais falantes fazem mais sucesso em livros de contos de fada.Em livros ditos “sagrados” acabam agindo ’contra o patrimônio’.





A bíblia “sagrada”:
Sagrada para quem,exatamente, já que a bíblia dos católicos tem 72 livros e a dos protestantes(evangélicos) apenas 66? Se foi adulterada, não é mais “pura’. Se precisou que seres humanos a mutilassem é porque havia defeitos. Lembrando que a versão definitiva da bíblia foi feita por ‘São Jerônimo’, a mando dos mandachuvas da igreja católica, em meados do século V . Ele traduziu do aramaico, latim e hebreu e escolheu o que poderia constar na versão final e o que era herege. Boa parte destes livros se tornaram de conhecimento público,em 1947,com a descoberta dos “Manuscritos do Mar Morto”. Foram repudiados pela igreja desde o início,porque refutam muitas das coisas que o vaticano se aproveita para se autoproclamar a religião oficial do mundo. Assim como os judeus de outrora,o papa se declara como representante divino,o “Vigário Geral de deus na Terra” e não admite contestações nessa bravata. Para uma figura que já havia dito (em um conclave,inclusive) que era INFALÍVEL,pode-se esperar de tudo...



A ira de deus :
E a ira do SENHOR se acendeu contra Israel - Juizes 10,7 / Então se acendeu a ira do SENHOR contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus. Cronicas 13.10

O arrependimento de deus :
Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.  Genesis 6.6

Pai de um só povo :
Por isso glorificai ao SENHOR no oriente, e nas ilhas do mar, ao nome do SENHOR Deus de Israel.  Isaias 24.15

Estranho...Um ser onipotente,onipresente e onisciente tem sensações e sentimentos humanos(ira e arrependimento)?Uma baita contradição...É sabido que o universo é infinito e,portanto,é lógico supor que há outras formas de vida por aí(“Há muitas moradas na casa de meu pai”),mas ainda sim,os judeus  querem  se arvorar no direito de ser o povo dileto, ungido e protegido por uma entidade perfeita...Fere a lógica,o bom senso e ainda faz com que as pessoas comecem a desconfiar das escrituras e sua autenticidade.

A criação :
Deus criou Adão e Eva.Eles tiveram dois filhos HOMENS e depois tiveram Seth,outro filho homem.Como começou a civilização a partir daí?

O mar vermelho :
Reza a lenda que Moisés “abriu” o mar vermelho,para que o seu povo escapasse da perseguição do exército egípcio.Bom,a bíblia mostra que ele estava,com os judeus,às margens do mar “há um tempo”. Se Moisés (que também não consta em NENHUM livro histórico da época) podia abrir o mar,por que não o fez antes e poupava seu povo das atribulações? Talvez ele estivesse esperando a maré baixar para passar com todos em segurança. Como era ao anoitecer,os soldados do faraó não perceberam que a maré subia e foram tragados pelo oceano.Faz mais sentido do que uma entidade dita “perfeita” conceder poderes mágicos  a um reles humano para quebrar as leis da física,abrir o mar e fechar para matar os egípcios. Afinal, se é deus, é deus de todos e não exclusivamente de um só povo.


O paradoxo de epicuro:
Para Deus e o Mal continuarem existindo ao mesmo tempo é necessário que Deus não tenha uma das três características:
  • Se for onipotente e onisciente, então tem conhecimento de todo o Mal e poder para acabar com ele, ainda assim não o faz. Então Ele não é Bom.
  • Se for omnipotente e benevolente, então tem poder para extinguir o Mal e quer fazê-lo, pois é Bom. Mas não o faz, pois não sabe o quanto Mal existe e onde o Mal está. Então Ele não é omnisciente.
  • Se for omnisciente e benevolente, então sabe de todo o Mal que existe e quer mudá-lo. Mas isso elimina a possibilidade de ser omnipotente, pois se o fosse erradicava o Mal. E se Ele não pode erradicar o Mal, então por que chamá-lo de Deus?

Após isso tudo,fica difícil acreditar em algo que,claramente,foi escrito por mãos humanas, que advogavam em causa própria,com a intenção de se sobrepujar a outros,legitimando ações dantescas. Tudo em nome do pai.

E assim caminha a humanidade...


Leia também :

APENAS FILOSOFANDO...




3 comentários:

  1. Então Marcelo...
    Por muitos anos eu vivi sobre o jugo pesado do cristianismo. E sempre me questionei a respeito dos desatinos escritos na bíblia, eu era a dita"ovelha negra da igreja" por viver contestando com o pastor sobre vários fatos.
    Mas como a verdade liberta o homem, eu comecei a olhar a religião com outros olhos e vi coisas que só mesmo os seres ditos "humanos" são capazes de fazer.
    Digo que o jugo da religião é pesado, é uma mistura de medo, imposição e tortura capaz de fazer qualquer um precisar de anos de terapia.
    A bíblia tem um trecho em que diz "Qual o pai que o filho lhe pedindo um pão lhe dará uma pedra?"
    Bom, eu vejo tanta gente morrendo de fome, tantas crianças inocentes que não fizeram mal algum clamando por um pouco de comida, de justiça e piedade, e deus que se diz onisciente e piedoso não faz nada.
    Onde está deus quando alguma criancinha sofre um abuso? acaso ele não quer livrá-la do mal, como diz o salmista?
    Passei 20 anos da minha vida clamando a um deus que eu não sei se existe, pedindo misericórdia para alcançar minha cura e até hoje nada foi feito.
    Eu penso que a bíblia é como um livro de auto ajuda muito mal escrito, onde se mistura fantasia com crueldade e quem os escreveu tinha uma imaginação muito fértil.
    Hoje, eu vejo que para tudo acontecer na minha vida, só depende de mim, da força do meu pensamento, pois eu sou o que penso, e não o que me dizem.
    Tenho pena dessas pessoas que vivem cegas buscando algo para alimentar suas almas, e encontram esses ditos 'pastores' que só sabem comer dinheiro desse povo sofrido.
    E penso mais, Jesus era apenas um homem com devaneios que pensava ser deus.
    Como pode deus dizer que me ama e que eu tenho liberdade para escolher meu próprio caminho, mas depois ele me diz que se eu não fizer o que ele manda, eu vou pro inferno. Isso é amor?

    Gostei demais do seu texto, acabei falando até demais... rsrsrrs
    Meus parabéns, pelas colocações e comparações.

    O homem é um ser pensante, e não pode jamais se deixar escravizar seja pela religião, ou outra coisa qualquer.
    A verdade liberta.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu comentário,Claudinha.Se todos tivessem essa clareza de ideias...E quanto a ter "falado muito",fique tranquila,vc é de casa e seus comentários são sempre bem vindos,e o espaço também é seu.Um grande abraço e valeu pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. É como diz um amigo meu “Quase todo ateu tem grande vocação religiosa, frustrada ou traumatizada, mas quase sempre tem.”. Pior do que vocês são os que dizem crer e não temem, porém é devido a eles que vocês existem, ou melhor, se manifestam.

    ResponderExcluir