sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Crítica - Filme "Hunger"









Cinco estranhos descobrem ao despertar que encontram-se presos em um calabouço . Eles logo percebem que são objetos de um experimento sádico de um homem, para testar a profundidade de um ser humano e sua vontade de sobreviver. E conforme os dias vão passando, sem terem meios para escapar, suas fomes aumentam fazendo com que a humanidade desapareça.

A princípio parece ser mais um filme de terror. Mas HUNGER (não foi traduzido para exibição no Brasil) foge completamente à regra do horror rotineiro. Aqui,a proposta não é especificamente assustar. Isso é intrínseco. A discussão é provar o quanto o ser humano moderno, dito "civilizado pode regredir e voltar a sua natureza primal, quando o que prevalecia era instinto puro.   


























  Cinco estranhos sem nada em comum. Aí já começa o erro. Fica mais fácil entender a situação se eles perceberem que tem muito em comum. E foi por uma dessas peculiaridades que foram jogados na situação em que estão. Segundo, quem os observa tem seus traumas pessoais e os canaliza nas sus vítimas. Mesmo assim,há mais para ser compreendido.








 Começam as associações e as explorações psicológicas (quem explora ou manipula quem).

E tudo isso,durante semanas,em um ambiente claustrofóbico, sem ar, comida ou perspectivas. 


























  Com o passar do tempo, a verdadeira intenção do autor da "experiência" vem a tona, e as tensões explodem.

  Hunger está mais para uma tese sociológica do que um mero filme de terror. Os personagens,interpretados pelos atores sem maiores afetações (histrionismo é marca em produções do gênero)e dão conta do recado. Aliado a uma direção segura e um roteiro bem engendrado, a película se desenrola até um final interessante.





   A produção é de 2009,mas vale uma conferida em uma obra que passou batida pelo Brasil e que não fica devendo nada às outras produções do gênero do cinema atual. Uma ótima dica para quem já está cansado de assistir filmes de horror em que um mascarado corre atrás de adolescentes com armas cortantes,bem na hora em que eles estão transando.








Nenhum comentário:

Postar um comentário