terça-feira, 3 de julho de 2012

DOSSIÊ GLOBO




    Com um passado (e presente) que a condena plenamente,a outrora Venus Platinada amarga derrotas  e revéses nos últimos tempos que denotam sua até então inédita fragilidade diante e uma concorrência cada vez mais acirrada e feroz(muitas vezes desleal,mas ei! foi a família Marinho que inventou esse jogo sujo).Alguns desses percalços:

·         Criação de uma Liga para substituir o Clube dos 13 – ao ver seu monopólio ruir,devido a uma recomendação do Cade,que dizia ser ilegal a prioridade na renovação dos direitos televisivos do futebol tupiniquim,a emissora se viu obrigada a usar subterfúgios de outrora (dividir para conquistar),criando cisão no clube dos 13;acabou conseguindo manter o contrato,mas teve que aumentar o valor da cota para os times.

·         Princípios Editoriais das Organizações Globo – depois de uma enxurrada de críticas nos últimos anos,devido a sua parcialidade e manipulação de notícias e imagens,a bel prazer,a ex toda poderosa resolveu criar o factóide princípios editoriais para pautar seus jornalísticos,mas como bem observou Luis Nassif,foi mais um “calaboca” aos acionistas do que comprometimento com a verdade.

·         Artistas da emissora questionaram e criticaram no Twitter o Jornal Nacional – quando,em sã consciência,os escravos (sim,porque eles não tem liberdade alguma na emissora)iriam se rebelar e criticar um dos principais jornalísticos da emissora,devido a matéria sobre Belo Monte?Uma das atrizes chegou a dizer no twitter “a cobertura deixou a desejar,maquiaram,omitiram e deram destaque nas coisas erradas".Sinal claro de decadência da globo.

·         Não divulgar os patrocinadores de atletas olímpicos – do site de Eduardo Esteves “a Globo tem seu lado negativo, prejudicial e que pode acarretar até em extinção das equipes. Muito natural no vôlei e basquete, as empresas adquirem o direito de nomear as equipes, que passar a se chamar, por exemplo, Sollys/Nestlé. Porém, a Globo veta qualquer menção de empresas a nome de equipes, que acabam sendo chamadas pelo nome da cidade e não pelo da empresa. Sem falar nas tradicionais entrevistas pós-jogos, em que a câmera fecha no rosto do atleta e tira toda exposição do patrocinador. Isso se aplica também ao futsal e automobilismo.”  Isso é agir contra o esporte e,conseguinte,os atletas,pois muitos clubes acabam encerrando suas atividades,devido ao  abandono dos patrocinadores,eu não tem retorno do investimento.

·         “O que é ruim a gente esconde;o que é bom a gente fatura – frase imortalizada pelo  ex ministro Rubens Ricúpero(foi pego no flagra por tamanha indiscrição),se adapta bem ao padrão globo de “qualidade”.Se não tem os direitos ou não tem domínio sobre algo,ignora(como foi no caso dos jogos panamericanos e será nos jogos Olímpicos).Mas o caso é mais emblemático quando a notícia atinge seus comparsas. O jornalista investigativo Andrew Jennings, da BBC, no fim do ano passado,apresentou documentos na comissão do senado, que comprovariam recebimento de propina por parte de Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.É claro que os Marinho brothers fizeram de conta que nada estava acontecendo.A verdade?Ora,a verdade...

·         TV globo foi alvo de manifestações – desde o fim do ano passado a emissora chapa-branca vinha sendo incomodada,tanto por integrantes do MerdTV ,tanto em transmissões ao vivo,quanto em gravações de programas jornalísticos.O “Profissão Reporter” sofreu com um grupo que protestava contra a globo e sobrou para Caco Barcellos e Cia.No Rio,a equipe da emissora teve que sair às pressas do local,pois os manifestantes chegaram a  chacoalhar o carro onde eles estavam.Os integrantes do MerdTV  se aproveitavam das entradas ao vivo,para bagunçar o coreto.De novo,antigamente isso era bem raro.Com exceção nos anos 80,durante o movimento das diretas-já ,que foi solenemente ignorado por Roberto Marinho e que fez com que manifestantes se descontrolassem e arrebentassem com o carro.

·         A troca de Fátima Bernardes por Patrícia Poeta – no afã de conter sua perda gradativa de audiência,o núcleo da TV resolver tirar Fátima e colocar a mulher do diretor de jornalismo(coincidência?)Patrícia Poeta.O objetivo é melhorar os índices gerais da emissora,que vem caindo ano após ano.Amarga os três piores anos de sua história (2010,2011 e 2012,apesar de o ano ainda nem ter terminado).Pra piorar,Fátima Bernardes foi deslocada para manhã,em um horário em que derrotas sucessivas tem feito com que a emissora amargasse um desonroso 3º lugar no ibope,para conter a fuga de telespectadores.Começou bem,a empreitada,mas  as coisas pioraram de novo.Do jeito que vai...

·         As confissões de Boni – em entrevista ,no começo do ano,José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, principal executivo da Rede Globo durante a campanha de 1989, descreveu "palpites" que teria dado ao então candidato Collor, antes do debate que antecedeu o segundo turno da eleição. Na entrevista, exibida pelo canal Globo News no último sábado (26), Boni conta que convenceu o então candidato a tirar a gravata, "botar um pouco de suor com uma glicerinazinha" e colocar pastas sobre o púlpito do candidato com supostas denúncias contra Lula, mas que estavam vazias. Se isso não é motivo pra se revogar a concessão da emissora,então o que será?

·         Chegada da Fox Sports ameaça reinado da globo – A emissora de Rupert Murdoch (o Roberto Marinho australiano),que é dono do grupo Fox,nos EUA,fez um estrago e tanto no sistema Globosat.Ao tirar a Copa Libertadores do Sportv,tanto a audiência,quanto o faturamento desabaram para o canal,outrora entre os cinco mais assistidos na TV paga.

·               Controle das agências de publicidade – Do Uol “é a Globo que dita as regras do mercado, como guardiã das agências e atuando institucionalmente junto aos anunciantes. Citam uma terceira "jabuticaba": no Brasil, diferentemente dos EUA, a publicidade paga pela audiência passada, presumida, não pela audiência entregue, real.Como as outras redes apresentam maior oscilação no Ibope, o risco para as agência seria maior.”Método viciado,que age de maneira desproporcional e mostra o jogo sujo,a simbiose globo e mercado publicitário.A máfia está tão enraizada que,há alguns anos,quando Carlos Novaes,em parceria com Silvio Santos,criaram o Datanexus,uma alternativa ao combalido e sempre suspeito Ibope(faz sentido que aquele que afere a concorrência,também tenha uma,caso contrário vira monopólio sob júdice)as agências,em uníssono se posicionaram contrárias a nova medida,estranhamente,diga-se de passagem.
Aparelho de medição de audiência do Ibope em uma residência na grande São Paulo
Peoplemeter,do ibope
·         Defesa explícita da prática de assassinatos – Do site Pragmatismo Politico “No dia 15 de janeiro deste ano, o jornalista Caio Blinder defendeu abertamente no programa Manhattan Conection o assassinato de cientistas iranianos como um meio válido de fazer política. O comentário foi apoiado por Diogo Mainardi, outro comentarista da Globo.Isso gerou protesto na internet e uma petição oriunda de um grupo de jornalistas,professores e estudantes
grande mídia brasil veja globo

·         Globo,Folha e Grupo Abril ameaçaram governo Dilma em caso de CPI – No auge do escândalo o chamado Cachoeiragate,quando o jornalista Policarpo Junior apareceu em inúmeras escutas feitas pela Polícia Federal,a mídia desonesta do Brasil tomou as dores,em nome da liberdade de expressão,e blindou os principais veículos de comunicação.
A rede globo de televisão(não,não errei ao escrever ‘globo’ em letra minúscula;afinal,é uma emissora minúscula) tem um histórico de desserviços prestados a nação e,que espero,não seja esquecido.Temas polêmicos, como o acordo com a empresa americana Time-Life, a demora na cobertura das Diretas-Já, o apoio ao golpe militar, o escândalo Proconsult e a edição favorável a Collor no debate com Lula em 1989,entre outros, permanecem até hoje como manchas em sua já tão degradada história.E mesmo assim,ainda mantém uma importância e com uma penetração na sociedade que causa espanto tanta alienação,tanta falta de contato com a realidade.Principalmente em regiões com grau de escolaridade baixo,ela mantém seu predomínio.Mas esperemos que com o avanço da internet Brasil afora(muitos que não tem computador em casa,sempre podem usufruir de uma Lan-house da vida)a verdade sobre essa emissora de TV possa ser divulgada mais e mais,até que todos saibam o que há por trás do tão propalado “padrão globo de qualidade”.
A rede Globo de televisão (odeio ter que falar ou escrever o nome dessa fatídica emissora; prefiro dizer aquela emissora de TV)é igual a um  rottweiller velho: não tem mais dentes,está cansado e abatido,mas ainda é um rottweiller.Ou seja,as pessoas a temem mais pelo que ela representou do que realmente é.Felizmente isso parece estar com os dias contados.Felizmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário