sexta-feira, 5 de julho de 2013

Blogueiros de Aluguel





E lá vamos nós de novo...

A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs, ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de 50; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere.

Dito isso, vamos analisar o que são os blogs e os blogueiros atuais.




São espaços importantes, alternativas à grande mídia, quando estas manipulam informações importantes.

Dicas para os marinheiros de primeira viagem:

(1) Se dê ao trabalho de ler tudo antes de tirar conclusões só pela primeira linha.
(2) Não precisa acreditar em tudo, mas tenha a mente aberta: ninguém sabe tudo e mudar de opinião não é pecado. Não tenha vergonha de dar o braço a torcer.
(3) Usar Capslock em toda sua resposta dá a impressão que você julga a sua opinião desinteressante e não acredita que alguém vai parar para saber o que você acha se não GRITAR (uso moderado para grifar algumas palavras, tudo bem).
(4) Argumente. Falar simplesmente que alguma coisa é uma m… ou alguém é um fdp não é uma crítica consistente, por exemplo. O básico de qualquer critica é apontar os erros e mostrar uma possível solução.
(5) Se xingar o outro comentarista, dá a impressão você não entendeu nada do assunto, não tem opinião formada e, simplesmente, está discordando porque resolveu discordar. Pessoas civilizadas, com opiniões formadas, costumam conversar e, mesmo com pontos de vista diferentes, respeitam a opinião umas das outras. E às vezes até mudam de opinião nessa conversa. (Rodrigo Martins)

Mas muitas vezes dicas como estas são inócuas para quem está predisposto a não pensar. Os blogueiros de aluguel são uma sonora decepção para a blogosfera. O tal diz sempre o que as pessoas querem ouvir, e isso denigre algo que deveria ser tão importante quanto o jornalismo corrente.


O BLOGUEIRO “CRTL C E CRTL V”

Existem os agregadores de blogs, que servem para dar visibilidade àqueles que querem se expressar e divulgar os sites. Muitos tem espaço importante destinado aos que buscam um ligar ao sol. Mas para cativar estes frequentadores,  criam formas de seduzir que acabam saindo pela culatra. É o caso do diHITT, que tem um número alto de frequentadores, mas parece monopolizado por um pequeno grupo, desesperado por brigar pelas primeiras posições. E aí começa a distorção. 

É possível ver blogueiro sem NENHUMA ATIVIDADE figurar entre os 300 do famoso e concorrido ranking do diHITT. Enquanto os que postam e tem atividades regulares em seus blogs estão abaixo do número 2000. Talvez o erro seja de quem administre (e mal) o agregador. Com apenas duas pessoas pra tanto volume de informação e atividade fica muito fácil ocorrer deslizes, erros, falhas...E não pára por aí.

Um exemplo de deficiência do tão concorrido ranking:

S.
321º lugar no ranking
Pontos de participação ontem: 34
Média dos últimos 7 dias: 35
Cadastrado em
17/01/2013 16:03:03
Último acesso
17/01/2013 22:00:00

Não havia publicado ou comentado coisa alguma e em apenas um único dia já estava em tão alta posição. Os loucos por ranking do diHITT devem ter odiado isso.

É o velho lenga lenga. Querem o sucesso a qualquer preço e esquecem-se do conteúdo. Vendendo-se por alguns “likes”, precisando desesperadamente de autoafirmação. Não estão interessados em divulgar ideias, porque NÃO TEM IDEIAS! Vivem de reciprocidade. Se alguém curtir seus “blogs”, retribuem. Se alguém comenta, idem. As vezes fazem toda a cerimônia e depois exigem reciprocidade. Passam um tempo precioso, que poderiam dedicar a concatenar melhor seus pensamentos e publicar algo com conteúdo, a seguir a tudo e a todos, sem sequer saber o que aquela pessoa publica ou sobre o assunto daquele blog específico. Apenas no afã de conseguir popularidade. A integridade? Ora, a integridade...

Exemplos? Eis:  (com os erros de português da mensagem original)

M.F. – “Tem gente pedindo pra ajudarem a chegar nos 1000 seguidores, eu só peço pra chegar nos 20): ajudem essa pobre blogueira ♥”

__________________________

“Votadas todas as notícias da sua primeira página! 
Se quiser retribuir… 
Abraço.

__________________________


C.B.- “Votadas as últimas notícias! 
Retribuição bem-vinda. 
Abraço.

_____________________________


J. T. comentou 2 horas atrás
“Votado! Retribuição é bem-vinda.”

__________________________

“Assunto: AJUDAAAAAA
OLA,
pessoal eu estou aqui denovo para pedir a voces que visitem o zgames box e que peçam jogos e tudo mais
visitem pessoal compartilhe com seus amigos aew e mais SIGA O BLOG!!!”


__________________________

“Olá! Visitem e sigam meu blog,
contribuirei sem dúvida! “

_____________________________

“VISITA QUEM QUER MAS POR FAVOR PESSOAL VISITEM E SIGAM LA POR QUE QUEM SEGUIR E SO DEIXAR O RECADO AQUI NO MEU DIHITT Q EU VOU RETRIBUIR... QUANQUER DUVIDA ME PERGUNTE... SOMOS TODOS BLOGUEIROS,SOMOS TODOS PRÇEIROS... NESSE CASO ESPALHEM MEU BLOG... 
ESTOU CRIANDO UM BANNER PARA PODER FAZER PARCERIA SE ALGUEM INTEREÇAR E SO ME DEIXAR UM RECADO... ENTÃO POR FIM A TODOS VOCES UM GRANDE ABRAÇO E UM OTIMO INICIO DE SEMANA E QUEM LER ESSA MENSAGEM POR FAVOR AJUDA EU AEW .”

_____________________________
  
“Tudo bom? 
Consiga 50 mil visitas por mês no seu site ou blog através up viral, totalmente grátis. 
Cadastre agora mesmo”

_____________________________

“Estou te add e estou seguindo você aqui no diHITT 
Faço um convite para você visitar meu blog
Se gostar siga me no Google, Twitter e curta minha página do Facebook que estão no meu blog. 
Me envie recado que eu retribuirei a gentileza.

_____________________________


Esse é emblemático. Repare o que a pessoa chama de “comentar”:

L.

Frases de São Tomás de Aquino

9 horas atrás

L. comentou em

Convivendo com os outros

9 horas atrás

L. comentou em

Agende as postagens no Facebook com o PostCron

9 horas atrás
L. comentou em

Luz do Mundo

9 horas atrás
L. comentou em

Produção do fumo de corda é tradição centenária em Poço Fundo



E por excrescências como esta, a pessoa consegue chegar entre as dez mais. Pergunta: a blogueira leu algum deles? Os digníssimos administradores entendem que esse processo errático gera distorção e premia os mendigos virtuais, que não são blogueiros genuínos e sim arremedos de escritores?


AS REDES SOCIAIS - 


Existem os pseudo blogueiros que não postam o que gostam. Não têm liberdade e tornam-se escravos da ganância e ambição descabida por atenção. Apenas publicam o que os outros querem, quase como um blogueiro de aluguel.

Usam as redes sociais para divulgar seus blogs, mas de maneira equivocada. Veja este exemplo:

Bianca S.-  Jéssica M. vou seguir seu blog.. tem como você me ajudar curtindo essa? estou participando de uma promoção!
J. M Já curti e até comentei.
Jéssica M. - Curti a minha fanpage tbm
Bianca S - prontinho já curti  curte a minha tbm


Não se sabe se é uma comunidade para divulgar páginas, o Mercado Livre.com ou o Shoptime, conhecido canal de vendas da TV por assinatura. São aberrações que desfiguram o caráter da informação séria. Há centenas de comunidades pelo Facebook, destinadas à divulgação, seja de blog, fanpage e etc. A imensa maioria é fútil e desagradável. Portanto, para os que criaram seus blogs que primam por seriedade, podem esquecer. O espaço não é recomendado para quem tenha um QI acima da média. 


O senso crítico não é desenvolvido por esse tipo de bajulação barata. Uma pessoa não segue uma página por afinidade de ideias, e sim por interesse.

Nos recentes protestos que tomaram conta do Brasil foram os blogs que mostraram a realidade, nua e crua, enquanto a imprensa parcial e tendenciosa manipulava os fatos a bel prazer. Sem a blogosfera nada disso teria sido mostrado à nação. Eis a importância da chamada mídia alternativa.

Dizer o que as pessoas querem ouvir, quando e de que forma elas querem ouvir não faz delas blogueiras, e sim oportunistas. Pra isso, não e necessário mais blogs. Bastaria ficar com a mídia tradicional acostumada a encher nossa mente com coisas supérfluas e inúteis a maior parte do tempo.


Leia também:





6 comentários:

  1. amigão, inclusive fiz uma texto parecido com a seu..estou redigindo..a idéia é que tipo de amizade falsa voce cultiva com uma pessoa se você não lê aquilo que ele escreve e como é que voce pode conhece-lo se ele não consegue escrever uma linha do próprio punho...Mesmo que ele escreva algo, vc simplesmente ignora e coloca lá "votado" sem ler uma linha que ele escreve, esperando retribuição...é triste, a retribuição é não ler uma linha que ele escreve e votar nele também, se dedicando a ler uma fofoca redigida por um autor famoso...amizades falsas essas.essa é a realidade, ehehe
    abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, meu amigo Marcos.Esse é o diHITT. Incentiva os blogueiros de fundo de quintal a fazer o que fazem. Um abraço

      Excluir
  2. Olá meu amigo, hoje mais cedo eu decidi fazer uma visitinha no meu perfil lá no dihitt pois já não o fazia há tempos. Pois bem, havia inúmeros pedidos de amizade acompanhados de pedidos de "me segue que te sigo" , curta minha page que te curto de volta" "vota em mim que voto em você".
    Bom, confesso que fiquei tentada a excluir de vez meu perfil de lá, e continuo com essa imensa vontade. Revoltante e vergonhoso, não sei se rio, ou se choro.
    Enfim, Concordo com você, em número, gênero e grau.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudinha.Eu nem vejo mais as mensagens ou a solicitação de amizades, pois sei que vou me aborrecer com os mendigos virtuais. É vergonhoso o que essas pessoas se sujeitam por algumas 'curtidas' em seus blogs. Patético. Um abraço minha querida.

      Excluir
  3. a outra coisa, esqueci de comentar: o rating em falhas, porque já cansei de ver pessoas que não comentam, não postam matérias e nesse período conseguem pontos...muito estranho...mas e assim
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Marcos, o rating já é um caso (perdido) à parte. E nem os administradores dão jeito naquilo. Um abraço, Marcão

      Excluir