Debater sobre os assuntos relevantes (e os não tão relevantes) de maneira aberta e objetiva
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
PARA REFLETIR...
"O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica"
NORMAN VINCENT
PRA FRENTE BRASIL...
Dá orgulho de ser brasileiro...E pensar que as eleições municipais estão chegando,e chance do brasileiro repetir seus costumeiros erros aumenta e muito!!
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
PARA REFLETIR...
"Reze como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse de você"
Cardeal Shellman
PRA FRENTE BRASIL...
EM TEMPO 1
O francês Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa reclamou,horrorizado,do atraso em algumas obras da Copa do Mundo,pelo Brasil afora,em especial na Areia das Dunas,em Natal.Se ele e a instituição que representa(Fifa) não estão satisfeitos com tudo o que conseguiram,em matéria de dinheiro público(e foi MUITO),imagine as pessoas que ficaram sem escolas,hospitais,saneamento básico e dignidade,para a malfadada copa fosse realizada no país.
EM TEMPO 2
No Rio,após intensa investigação do Ministério Público(como sempre),devido a Operação Dedo de Deus,um desembargador determina prisão de bicheiro graúdo(Anísio Abraão David);após alguns dias,um desembargador de plantão determina a soltura do mesmo contraventor.Não é função de desembargador de plantão contestar a determinação do titular.Dá margem para que o acusado tenha tempo de se rearticular e,eventualmente suprimir eventuais provas.Depois que a plebe implica com o judiciário,o pessoal da toga não gosta.CNJ neles!!!
EM TEMPO3
Procura-se a oposição no Brasil.A última vez que foi vista foi durante a campanha eleitoral de 2010(de passagem)e não deixou muito boa impressão.Oferece-se gratificação a quem vê-la em plena atividade.E com a letargia dos tucanos(quase em via de extinção)é bem capaz que esse quadro se agrave.E motivos para dar o ar da graça,não faltaram.Só em 2011 seis ministros caíram,com cinco sendo derrubados por escândalos de corrupção(se Pimentel sair,é praticamente uma reforma ministerial).Por muito menos,quando o PT era oposição,a cada discurso de FHC,eles queriam abrir uma CPI.A diferença é que Lula e seus asseclas já cobiçavam desesperadamente a presidência da república,e fariam de tudo para tê-la(como realmente fizeram),por bem ou por mal(foi por mal).A oposição carece de propósitos e ambições.Enquanto isso,a situação nada de braçadas.Quando não há quem conteste e critique no congresso,então a coisa fica séria.
Em Tempo 4
A visita da presidenta Dilma à Cuba não poderia ocorrer em pior momento.Há poucos dias o dissidente cubano Wilman Mendoza apareceu morto,numa prisão de Havana e,como sempre,ficou o dito pelo não dito na terra dos Castros.Amigos de longa data de Lula(óbvio),quando o ex-presidente brasileiro esteve lá pela última vez,foi também após uma morte misteriosa de alguém que contestava Fidel e seu regime de exceção(com exceção de liberdade e democracia,era um governo legítimo).As “damas de Branco”,que lutam por justiça numa terra sem lei (ao menos para quem aprecia direitos e deveres iguais)querem um encontro com Dilma,a todo custo.Isso poria sua ‘política externa’ (e a do PT,também)em dúvida.Abranda demais com os mandatários da Ilha,desde que os pseudo-blocheviques chegaram ao poder aqui no Brasil.Afinal,a nossa presidenta teria que dizer de que lado está:da democracia e liberdade de expressão ou dos ditadores de plantão,The Castros Brothers.
PARA REFLETIR...
"Desconhecer o que aconteceu antes do nascimento é continuar sendo uma criança;pois o que é a vida do homem,senão a memória dos eventos passados entrelaçada com as lembranças dos tempos antigos?"
CÍCERO
MOMENTO DR. HOUSE
Após instituírem o dízimo como obrigação do fiel,para que seu pastor ou bispo não tenha mais que trabalhar na vida,a moda agora é o carnê.No melhor estilo Casas Bahia,pode-se quitar a 'prestação' com Deus de maneira mais prática.Ou até com cartão de crédito.Ao gosto do cliente.E ainda tinha gente que reclamava da igreja católica quando anunciava 'vender orações' para as famílias que perderam um ente querido,prometendo que as preces tirariam quem estivesse no purgatório e os levaria direto para o paraíso.
Pode até ser que religião não se discute.Verdade.Os princípios,não.Mas a maneira como o mais incauto do cidadão(vulgo,fiel)é tratado,bom isso pode ser no mínimo contestado,pois como está escrito:"dê de graça o que recebeste de graça".
domingo, 29 de janeiro de 2012
POLITICAMENTE CORRETO INC.
Notícia recente - Brasil já é a 6ª economia do mundo passando a Inglaterra. A mídia chapa branca encampou a ideia e vendeu como verdade absoluta.
A nota divulgada em tom oficial é uma verdade relativa, se tanto. Somos um país em desenvolvimento (meus avós já ouviam essa ladainha...) e, num momento turbulento e complicado para a União Europeia, países como o Brasil conseguem pegar o vácuo e respirar melhor que os outros, que há tempos vem patinado em seus próprios mercados.Então,essa melhora é mais devido aos constantes erros dos chamados países grandes (hoje, não tão grandes assim) do que propriamente da lição bem feita pelos governos brasileiros.
Mas o fato de estarmos na 6ª posição não é pra comemorar com narração de Galvão Bueno (Haja coração,amigo!) e sim, analisarmos outros índices que devem pesar na avaliação.Estamos na 84ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano e isso,em si já é algo a lamentar. A desigualdade social no nosso país é tão abissal, comparada apenas com o continente africano.
Em educação (e isto é muito relevante) perdemos até para os nossos vizinhos Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai entre outros.N o cômputo geral na América Latina ficamos a frente apenas do Haiti, o que é lastimável com o potencial que o Brasil tem.
Em circunstancias diferentes, num momento atribulado também para os americanos, poderíamos polarizar o discurso no continente, fazendo valer o enorme peso político que eventualmente teríamos, devido a fragilidade dos EUA e sua decadência previsível.É evidente que houve muitas melhoras, mas muito aquém do que a nação precisa para realmente ser digna de estar em 6º lugar na economia mundial.
sábado, 28 de janeiro de 2012
GUERRA DOS MUNDOS
NIGÉRIA - guerra civil;mais de 500.000 mortos até hoje
ÍNDIA vs PAQUISTÃO - conflio entre os dois países já causou mais de 2.000.000 de mortos na história
CORÉIA - guerra entre as duas Coréias causou mais de 1.200.000 de vítimas
VIETNÃ - mais de 3.000.000 de mortos
2ª GUERRA MUNDIAL - só de crianças,o mundo perdeu quase 10.000.000,durante o conflito.Dentre as vítimas havia muitos que eram judeus, mas também havia militantes comunistas, homossexuais, ciganos, eslavos, deficientes motores, deficientes mentais, prisioneiros de guerra soviéticos, membros da elite intelectual polaca, russa e de outros países do Leste Europeu, ativistas políticos, Testemunhas de Jeová, alguns sacerdotes católicos e sindicalistas, pacientes psiquiátricos e criminosos de delitos comuns.
IRAQUE - mais de 150.000 civis (crianças,mulheres,idosos,cidadãos que não tinham nada com o problema;e também não tinham armas químicas)
Fazendo esse resumo,pois nas últimas semanas a mídia americanizada(inclusive no Brasil),alardeou que o Irã terá que suspender seu progrma nuclear ou sofrerá um embargo econômico ainda mais sério por parte dos EUA e parte da Europa.Os americanos já provaram que são um país que quando seus interesses são contrariados,partem para a invasão e matança indiscriminada ou apelam pra bomba atômica;o que for mais conveniênte.
O programa nuclear iraniano pode representar um perigo para Israel (que é um perigo real ao Oriente Médio,desde 1947). Mahmoud Ahmadinejad em sua 'lógica' ilógica acha que,se os judeus podem ter o poderio nuclear e barbarizar a região,então ele pode assegurar uma "defesa" ao seu país (seus interesses),nos mesmos termos.Senão se sujeitarem aos caprichos do Tio Sam,os Aiatolás correm sério risco de ver o seu país ter o mesmo destino do Iraque (invasão e roubo do seu bem mais precioso:o petróleo).
Obama segue a cartilha de seus antecessores: a imposição da força,o conflito bélico como meio de dominação global. Mas se há uma lição que as demais contendas ao longo da história nos ensinou é que guerra produz apenas 5 coisas:
* ORFÃOS
* VIÚVAS
* ALEIJADOS
* MISÉRIA
* CEMITÉRIOS LOTADOS
Nada além disso...
A propósito o documentário O Irã não é o problema (Iran is not the Problem) - 2008, mostra bem esse assunto. A seguir um trecho do mesmo:
PARA REFLETIR...
"Somos o que,repetidamente,fazemos.A excelência,portanto,não é um feito,mas um hábito"
Aristóteles
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
PARA REFLETIR...
"Nunca desencoraje alguém que continuamente faz progresso,não importa quão devagar".
Platão
AMÉLIA ERA MULHER DE VERDADE??
No rastro da programação da TV brasileira há um subproduto que passa despercebido,quase como uma coisa corriqueira.São os programas machistas que assolam boa parte da grade televisiva na parte da manhã e da tarde.
São fáceis de identificar.Uma apresentadora pouco talentosa,muita fofoca sobre as celebridades,várias receitas para a Ofélia nossa de cada dia,dedicam um bom tempo para adiantar as novidades das novelas (os resumos),signos do zodíaco (é,ainda tem gente,em pleno século 21 que acredita nisso) ,passar horas discutindo BBB,debatendo cada frase ininteligível proferida pelos "brothers" (e não são poucas),ter como entrevistado um 'especialista' na área,seja ela qual for e,de preferência,polêmica,muita polêmica.Sem esquecer dos convidados "ilustres",geralmente pessoas de apelo popular (em geral mulheres sem talento,seminuas ,com nome de frutas,para cativar um pouco do público masculino também).
E tudo isso regado à publicidade da pior categoria,recheado de produtos que insistem em dizer às mulheres que estão assistindo,que seu manequim não é apropriado,com a costumeira massificação da mídia mostando que mulher bela é a mulher magra (ou cadavérica,pois o estilo Gisele Bundchen, chega a ser assustador quando visto nas passarelas da moda).O mais recente exemplo de programa frívolo,nesse sentido,que reúne quase todos os ingredientes citados acima,é o programa da sempre incansável Adriane Galisteu.Incansável,pois mesmo sem nunca convencer como apresentadora e com muito pouco talento,ela não desiste.E depois de passar anos sendo lembrando comoa namorada do Airton Senna,hoje é vista como uma pseudo apresentadora.Mas a questão não é nem tanto por quem eventualmente apresente esses programas.
Ana Maria Braga está nessa toada há anos e seu programa segue a cartilha da Amélia como poucas.Se a pessoa não tem muito talento ,mas o programa tivesse conteúdo,ainda valeria a pena.Mas quando tudo é um compêndio de superficialidade,aí não há marqueteiro que dê jeito. Se tudo isso não for o retrato de um legítimo programa machista,então mudaram muito o conceito da palavra.Se a maravilhosa filósofa escritora feminista Simone de Beauvoir ainda fosse viva,estaria envergonhada de ver suas conquistas serem depreciadas uma a uma.
Se em 1949 ela publicou O Segundo Sexo, pioneiro manifesto do feminismo,o que diria ela do fato de ainda haver muitas mulheres que sabotam,deliberadamente,tantas conquistas importantes, em pleno ano de 2012?
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
CLÁSSICOS S.A.
Um dos maiores clássicos da Música Popular Brasileira em todos os tempos;uma aula de língua portuguesa,uma composição que prima pela crítca social e política.Saudades de uma uma época em que tínhamos obras-primas como essa em praticamente todas as rádios pelo Brasil afora...
Acompanhe também :
*Funeral de um Lavrador
PARA REFLETIR...
"Medo é a principal fonte das superstições e uma das maiores fontes da crueldade.O domínio do medo é o início da sabedoria"
BERTRAND RUSSELL
FRAGMENTOS DO BRASIL
A partir dos anos 80,quando o Rio de Janeiro foi administrado por um governador odiado pela grande mídia (inclusive uma certa emissora de televisão se envolveu em uma manipulação de pesquisa eleitoral para prejudicá-lo),tudo que acontecia no estado fluminense era manipulado e mostrado de forma negativa.O que era ruim ficava mil vezes pior e o que era bom, era ignorado.Hoje,as coisas se inverteram,com os dois fanfarrões Sérgio Cabral (governador) e Eduardo Paes (prefeito).
O que é incompetência crônica é ignorado quase que solenemente por boa parte da mídia.O pouco de bom que aparece,em vez de ser visto como "nada mais que a obrigação" é tido como uma vitória para os moradores do estado;quase como se fosse uma honra para os moradores serem governados por tão ilustres políticos.Digo isso porque a tragédia que aconteceu nesta quarta mostra uma situação mais grave.Segundo a Folha de SP: "três prédios vieram abaixo: um maior, na rua Treze de Maio (chamado Liberdade), que tinha 20 andares; um menor, no número 16 da rua Manoel de Carvalho, com 10 andares (chamado Colombo); e ainda um imóvel pequeno, localizado entre os dois edifícios maiores" com,até o momento tres mortes confirmadas e segundo o engenheiro civil Antônio Eulálio Pedrosa Araújo, consultor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea),as obras eram ilegais, pois não tinham autorização do conselho. Ele descartou a explosão de gás como causa do desabamento e apontou três possíveis motivos para a tragédia, segundo o Estadão.
Diante desse quadro nos deparamos com algo mais sórdido ainda.Não é um evento isolado pois há pouco tempo houve uma explosão no centro do Rio,em um restaurante,provavelmente pelo mesmo motivo (vazamento de gás),explosões que atingem em cheio os bueiros da cidade do Rio (e que também atingem pessoas,imóveis,causando acidentes,estragos,prejuízos,pânico),deslizamentos (os deste mês e os que ocorreram no ano passado que até agora não foram resolvido,nem as pessoas tiveram suas vidas de volta a normalidade ,na região serrana(sem contar as vítimas),acidentes em parques aquáticos,etc.
O mais chocante nisso é a incompetência generalizada na administração pública (municipal e estadual e,se bobear,até federal) e que é ignorada pela imprensa nacional,assim como se fez vista grossa com os desmandos dos tucanos em SP,por anos,e com o governo Lula.
Nesse jogo de interesses o que está em questão é também,a realização da copa do mundo e nada pode manchar a imagem de um cartão postal do país,nesse quesito; nem externar eventuais 'deslizes' que possam atrapalhar ao ponto das pessoas contestarem porque se investe quase um bilhão para reconstruir o Maracanã,que já passou por reforma em 2007,se pode-se reverter esse montante para a cidade,para o estado,para quem realmente precisa.
Se não se pode culpar diretamente os políticos pelas mortes,pode-se cobrá-los de maneira contundente,para que o Brasil não acompanhe momentos como este,de comoção nacional,onde a cidade do Rio se assemelha a um cenário de guerra,tamanho o impacto da explosão e onde a imprensa agora vai querer mostrar de tudo um pouco,explorando os dramas pessoais,transformando tudo em um folhetim barato em nome da audiência,principalmente nos programas dominicais.Deveriam antes ter feito um trabalho investigativo,questionando e cobrando os mandatários da política local.Meio tarde pra isso,não é mesmo?
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
FRAGMENTOS DO BRASIL
Em Sororcaba,interior de SP,um homem é atropelado por uma moto há poucos metros de um hospital público;cambaleante,ele consegue chegar ao mesmo,com a ajuda de uma transeunte,mas ouve dos funcionários que ele só poderia ser atendido se chegasse de ambulância.
Alegaram ser um procedimento padrão.Depois de muita confusão(com polícia na parada),o homem é atendido,a prefeitura solta nota oficial dizendo que foi tudo um mal entendido e que os funcionários não costumam fazer esse tipo de coisa.Então fica assim:eles fingem que se importam e a gente finge que acredita.
Aproveitando pra lembrar o homem que foi atropelado e que teve a honra de ser atendido pelos magnânimos funcionários do esplendoroso hospital,que 2012 é ano de eleição municipal...
Leia mais AQUI.
E A CULPA É DO SARNEY...
Ao acompanhar pelo noticiário mais uma atrocidade cometida por adolescentes(um casal em SP,amarrado,assaltado,espancado,torturado e,a esposa,assassinada),onde um deles na delegacia esboçava um sorriso irônico,provavelmente sabendo de sua condição(será julgado como menor,recolhido à Fundação Casa e estará de volta às ruas em dois ou três anos,no máximo),lembrei da velha discussão sobre reduzir a maioridade penal que há algum tempo foi vetada pelo eterno presidente do Senado,José Sarney,alegando que essa solução não resolveria e nem corresponderia à realidade brasileira.
Engavetada desde então,Sarney,escondido no seu bunker de coronel,alienado da realidade dos brasileiros, prestou um desserviço à nação(não foi o primeiro e não será o último,infelizmente);não atendeu os clamores da sociedade.Passados alguns anos e o projeto volta a ser lembrado quando ele,ainda que contrariado,instalou a Comissão de Reforma do Código Penal sob a presidência do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp.
A comissão, composta por 16 juristas, tem como objetivo apresentar um anteprojeto de reforma do Decreto Lei 2.848, que é de 1940;assim como a mentalidade provinciana do presidente do Senado.Talvez agora o projeto vá para frente.Não resolve muito,mas já é um avanço.O passo seguinte seria uma reforma no sistema prisional,para corrigir as pessoas e não piorá-las.Mas isso ainda demorará muito.
Até lá,quem mora no 'nível do mar' e não nas alturas palacianas,alheios a realidade,sempre que for vítima de barbáries como as que nos acostumamos a ver,pode culpar o Sarney; se viverem pra tanto...
FRAGMENTOS DO BRASIL
E pensar que ele nunca foi membro da Academia Brasileira de Letras,mas José Sarney e Roberto Marinho sim...
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
APOLÍTICO DE CARTEIRINHA
O filme é A FLORESTA DAS ESMERALDAS(The Emerald Forest) EUA
O ano é 1985
A sinopse : Powers Boothe interpreta Bill Markham, um engenheiro que parte para o Brasil com sua família para concluir a construção de uma grande hidrelétrica na Floresta Amazônica. Para montar o empreendimento, será necessário devastar diversas áreas verdes e desabitar todas as comunidades que trabalham e vivem na região.
Qualquer semelhança com a usina de Belo Monte é mera coincidência.
PAUSA PRO CAFEZINHO...
EM TEMPO 1
O francês Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa reclamou,horrorizado,do atraso em algumas obras da Copa do Mundo,pelo Brasil afora,em especial na Areia das Dunas,em Natal.Se ele e a instituição que representa(Fifa) não estão satisfeitos com tudo o que conseguiram,em matéria de dinheiro público (e foi MUITO),imagine as pessoas que ficaram sem escolas,hospitais,saneamento básico e dignidade,para a malfadada copa fosse realizada no país.
EM TEMPO 2
No Rio,após intensa investigação do Ministério Público (como sempre),devido a Operação Dedo de Deus,um desembargador determina prisão de bicheiro graúdo (Anísio Abraão David);após alguns dias,um desembargador de plantão determina a soltura do mesmo contraventor.Não é função de desembargador de plantão contestar a determinação do titular.Dá margem para que o acusado tenha tempo de se rearticular e,eventualmente suprimir eventuais provas.Depois que a plebe implica com o judiciário,o pessoal da toga não gosta.CNJ neles!!!
EM TEMPO3
Procura-se a oposição no Brasil.A última vez que foi vista foi durante a campanha eleitoral de 2010 (de passagem) e não deixou muito boa impressão.Oferece-se gratificação a quem vê-la em plena atividade.E com a letargia dos tucanos (quase em via de extinção) é bem capaz que esse quadro se agrave.E motivos para dar o ar da graça,não faltaram.Só em 2012 seis ministros caíram,com cinco sendo derrubados por escândalos de corrupção (se Pimentel sair,é praticamente uma reforma ministerial).
Por muito menos,quando o PT era oposição,a cada discurso de FHC,eles queriam abrir uma CPI. A diferença é que Lula e seus asseclas já cobiçavam desesperadamente a presidência da república,e fariam de tudo para tê-la (como realmente fizeram),por bem ou por mal (foi por mal).
A oposição carece de propósitos e ambições.Enquanto isso,a situação nada de braçadas.Quando não há quem conteste e critique no congresso,então a coisa fica séria.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
SE ISSO É ESPORTE...
Como disse uma vez o jornalista Armando Nogueira: "Não posso considerar uma coisa esporte que,se for feita fora do ringue,dá cadeia".
E pensar que há um sem número de garotos,impressionáveis em sua maioria,idolatrando esse tipo de...como posso chamar... "esporte" (que os verdadeiros e legítimos esportistas me perdoem);que pena...
CRÔNICA DE UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA
No clima de guerra que se formou em Pinheiro,zona sul de São José dos Campos,a polícia militar(famosa por não aliviar em momentos críticos)é acusada pelos 'moradores'(se há reintegração de posse,significa que tem dono)de truculência,abuso de poder e adjascentes.Cabe apenas uma pergunta:se os grandes vilões são os PMs(e aqui não cabe defesa de métodos de Gestapo),então quem está ateando fogo em ônibus e carros de passageiros -até da TV Vanguarda,afiliada da rede Globo-,saquendo e depredando lojas,bloqueando e interditando vias de acesso,impedindo até ambulâncias de transitarem pela localidade.
É óbvio que não se pode,simplesmente,enxotar famílias como se faz com o gado(se bem que muitas vezes,pras autoridades,não há diferença).Cabe,também o bom senso,afinal os moradores estão lá há oito anos e o terreno pertence à massa falida de uma empresa do especulador Naji Nahas(lembra dele?).Mais de 5.500 pessoas vivem em uma comunidade,que não pode ser desmantelada a "pulso e canelão",como se diz no interior.Mas se falta bom senso às autoridades,falta a alguns que dizem protestar,já que incendiar onibus ou carros de transeuntes colocar em risco a vida de outras pessoas,vítimas pegas num fogo cruzado entre o desespero e a autoridade,não mostra outra coisa do que terrorismo.Se em uma cidade como S.J. dos Campos(uma das maiores do interior de SP)ainda não há alternativas para situações como esta (uma tragédia anunciada,há tempos),então é de se perguntar se quem ocupa a prefeitura sabe o que acontece com aqueles que,podem não ter poder aquisitivo,mas tem poder de protestar e escancarar a incompetência do poder municipal para o país inteiro;e isso,em ano de eleição não é bom.Nem para o prefeito,nem para o morador do Palácio dos Bandeirantes.
PARA REFLETIR -
"A verdade alivia mais do que machuca, e estará sempre acima de qualquer falsidade,como o óleo sobre a água."
(Miguel de Cervantes)
domingo, 22 de janeiro de 2012
PAUSA PRO CAFEZINHO...
O ano mal começou e nós já estamos em janeiro...
Enem,Transatlântico,Chuvas,Deslizamentos,Guerra contra sites de pirataria,BBB,Luiza,etc.É muita coisa chata pra um mês só.Que venha logo fevereiro...
Professor Sofre...
Peço licença a um colega blogueiro Frank William (http://frank_william.dihitt.com.br/noticia/historia-de-um-professor) que postou este desabafo de um professor de Porto Alegre (mas poderia ser de qualquer parte do Brasil),para mostrar que a educação no nosso país não é MESMO levada a sério.
Historia de Um Professor!
16 de julho de 2011
Caro Juremir (CORREIO DO POVO/POA/RS)!Meu nome é Maurício Girardi. Sou Físico. Pela manhã sou vice-diretor no Colégio Estadual Piratini, em Porto Alegre, onde à noite leciono a disciplina de Física para os três anos do Ensino Médio.
Pois bem, olha só o que me aconteceu: estou eu dando aula para uma turma de segundo ano. Era 21/06/11 e talvez pela entrada do inverno, resolveu também ir à aula uma daquelas alunas “turista” que aparece uma que outra vez para “fazer uma social”. Para rever os conhecidos. Por três vezes tive que pedir licença para a mocinha para poder explicar o conteúdo que abordávamos. Parece que estão fazendo um favor em nos permitir um espaço de fala. Eis que após insistentes pedidos, estando eu no meiode uma explicação que necessitava bastante atenção de todos, toca o celular da menina, interrompendo todo um processo de desenvolvimento de uma idéia e prejudicando o andamento da aula.
Mudei o tom do pedido e aconselhei aquela menina que, se objetivo dela não era o de estudar, então que procurasse outro local, que fizesse um curso à distância ou coisa do gênero, pois ali naquela sala estavam pessoas que queriam aprender" e que o Colégio é um local onde se vai para estudar'‘. Então, a “estudante” quis argumentar, quando falei que não discutiria com ela. Neste momento tocou o sinal e fui para a troca de turma. A menina resolveu ir embora e desceu as escadas chorando por ter sido repreendida na frente de colegas. De casa, a mãe da menina ligou para a Escola e falou com o vice-diretor da noite, relatando que tinha conhecidos influentes em Porto Alegre e que aquilo não iria ficar assim. Em nenhum momento procurou escutar a minha versão nem mesmo para dizer, se fosse o caso, que minha postura teria sido errada.
Tampouco procurou a diretora da Escola. Qual passo dado pela mãe? Polícia Civil! Isso mesmo, tive que comparecer no dia 13/07/11 na oitava delegacia de polícia de Porto Alegre para prestar esclarecimento por ter constrangido (?) uma adolescente (17 anos), "que muito pouco frequenta a aula e quando o faz é para importunar, atrapalhar seus colegas e professores''. A que ponto que chegamos?
Isso é um desabafo. Tenho 39 anos e resolvi ser professor porque sempre gostei de ensinar, de ver alguém se apropriar do conhecimento e crescer. Mas te confesso, está cada vez mais difícil. Sinceramente, acho que é mais um professor que o Estado perde. Tenho outras opções no mercado.
Em situações como essa, enxergamos a nossa fragilidade frente ao sistema. Como leitor da tua coluna, e sabendo que abordas com freqüência temas relacionados à educação, "te peço que dediques umas linhas a respeito da violência contra o professor".
NÃO PRECISAMOS DE PROFESSORES
NÃO PRECISAMOS DE EDUCAÇÃO
AFINAL, PARA QUE SER UM PAIS DE 1° MUNDO SE ESTA BOM ASSIM
Ronaldinho Gaúcho: R$ 1.400.000,00 por mês.
“Homenageado na Academia Brasileira de Letras"... LETRADO ELE
Tiririca: R$ 36.000,00 por mês, fora os auxílios e mordomias;
“Membro da Comissão de Educação e Cultura do Congresso"...
COMO DIZEM OS GAUCHOS: “TCHÊ... QUE TAL?”
TRADUZINDO, O SALÁRIO DO PALHAÇO AI, PAGA SÓ 30 PROFESSORES.
E PARA AQUELES QUE ACHAM QUE EDUCAÇÃO NÃO É IMPORTANTE: CONTRATEM O TIRIRICA
PARA DAR AULA A SEUS FILHOS.
Um funcionário da Sadia (nada contra) ganha hoje o mesmo salário de um ACT ou um professor iniciante, levando em consideração para trabalhar na empresa você precisa ter o fundamental, ou seja, de que adianta estudar, fazer pós e mestrado?
Piso Nacional dos professores: R$ 1.187,00…
Moral da História:
Os professores ganham pouco, porque só servem para nos ensinar coisas inúteis como : ler, escrever e pensar.
Sugestão:
Mudar a grade curricular das escolas, que passaria a ter as seguintes matérias:
- Educação Física: Futebol;
- Música: Sertaneja, Pagode, Axé;
- História: Grandes Personagens da Corrupção Brasileira; Biografia dos Heróis do Big Brother; Evolução do Pensamento das "Celebridades”
- História da Arte: De Carla Perez a Faustão;
- Matemática: Multiplicação Fraudulenta do Dinheiro de Campanha;
Cálculo Percentual de Comissões e Propinas;
- Português e Literatura: Para que ?????
- Biologia, Física e Química: Excluídas por excesso de complexidade
Está bom, eu quero mais!
ESSE É O NOSSO BRASIL!!!
Olha o absurdo no Rio de Janeiro (que não é diferente no resto do Brasil)
BOPE R$ 2.260,00........................ para Arriscar a vida;
Bombeiro R$ 960,00.....................para Salvar vidas;
Professor R$ 728,00.....................para Preparar para a vida;
Médico R$ 1.260,00.......................para Manter a vida;
E o Deputado Federal?
Ganha R$ 26.700,00 para FERRAR a vida de todo mundo!
(Envie, e faça parte desta campanha conscientizadora.)
De quem é a vida afinal?
DICA DE FILME -
Richard Dreyfuss é um grande ator. Mas no filme DE QUEM É A VIDA, AFINAL? (Whose life is it,anyway? - de 1981) ele se supera ao interpretar Ken Harrison, um escultor que sofre um acidente gravíssimo de carro e acaba tetraplégico. Sem movimentar nada além do pescoço para baixo, ele se dá conta que essa situação é permanente e, conseguinte, sua vida sofrerá um impacto profundo. Começa por refletir que seu trabalho acabou (esculpir, nunca mais); a relação com sua noiva também, pois ele não conseguirá manter uma relação plena com ela; que dependerá para o resto da vida de cuidados, e tudo isso é demais pra ele. Ken aciona seu advogado para exigir, nos tribunais,seu direito a 'morrer' em paz, alegando que sua condição é irreversível. É nessa hora que entra em cena o diretor do hospital Dr. Michael Emerson (John Cassavetes) tentando demovê-lo da ideia. O filme trata de um assunto pesado (ortotanásia) e questiona quem, efetivamente,tem poder sobre a vida de alguém, sem cair no pieguismo barato, comuns em filmes sobre temas relevantes.
Realizado,originalmente,para a televisão americana em 1981,o filme foi aclamado pela crítica,por abordar um tema sério de uma forma adulta(o diretor não toma partido nem do paciente,nem do hospital)e,principalmente,pela interpretação de Richard Dreyfuss,que encarna um personagem ímpar em sua carreira,numa brilhante interpretação.
Realizado,originalmente,para a televisão americana em 1981,o filme foi aclamado pela crítica,por abordar um tema sério de uma forma adulta(o diretor não toma partido nem do paciente,nem do hospital)e,principalmente,pela interpretação de Richard Dreyfuss,que encarna um personagem ímpar em sua carreira,numa brilhante interpretação.
sábado, 21 de janeiro de 2012
Em Tempo...
EM TEMPO...
A presidenta Dilma está indignada com a morte do servidor do DF,o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira por uma suposta omissão de socorro.Se ela está inconformada com esse fato,pedindo até explicações ao ministro da saúde sobre o ocorrido,o que ela fará quando souber que isto é prática comum na rede pública de saúde,há anos?
A presidenta Dilma está indignada com a morte do servidor do DF,o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira por uma suposta omissão de socorro.Se ela está inconformada com esse fato,pedindo até explicações ao ministro da saúde sobre o ocorrido,o que ela fará quando souber que isto é prática comum na rede pública de saúde,há anos?
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
TV Cosa Nostra
Pra todos aqueles aque 'amam odiar' uma certa emissora de televisão(desculpem,mas me recuso a pronunciar o nome,em protesto) aqui vai um video divertido,meio chatinho no começo,mas que pela fina ironia compensa,e muito,assisti-lo.
Briga de Gente Grande
Nos últimos dias vários duelos estão em destaque na mídia,pelos motivos mais diversos.Vamos a eles:
1º Round -
O capitão do navio Costa Concordia, Francesco Schettino vs Capitania dos Portos devido a colisão. Resultado - perderam todos,as vítimas,as famílias,a empresa e o próprio capitão,campeão de negligência e incompetência,banalizando a vida de uma forma assombrosa.
2º Round -
Ministério Público vs Ministério da Educação devido ao Enem. Resultado - perdem os estudantes que buscam,através do Exame Nacional do Ensino Médio uma chance de ingressar em uma faculdade.Se por um lado a reivindicação de alguns alunos é pertinente e todos poderiam saber com detalhes sobre seus desempenho,por outro a lógica do ministério da Educação também faz sentido,ao questionar porque só o Enem passa por essa contestação,já que a Fuvest,por exemplo,não.A Fuvest não apresenta tantos problemas como seu similar federal.Mas já apresentou.E esses percalços devem servir como exemplo.Parar agora o processo de escolha das universidades e adjacentes pela 'burrocracia' do MP ou por incompetência do Inep,prejudica milhões de postulantes ao nível universitário.O que se pode fazer é tirar lição de tudo isso e fazer MUITO melhor no próximo Enem de abril,antes que as coisas piorem e muito,pra alegria da oposição.
3º Round -
BBB vs sociedade brasileira. Resultado:perdemos todos nós,já que o programa continua a existir há doze edições,mostrou um suposto estupro que,parece não chegar em uma punição definitiva a quem o teria praticado e ao veículo que apresenta uma cena dantesca desta,os noticiários na mídia impressa que dão um espaço valioso a algo fútil e desagradável,retirando uma possibilidade de outras notícias relevantes chegarem aos leitores e a,tão combalida televisão brasileira,que quando esperamos uma melhora na qualidade da programação,nos decepcionamos de novo.
4º Round -
Luiza vs Bom Senso. Resultado:perdem os frequentadores e usuários de redes sociais que,se já não aproveitam bem as oportunidades de livre acesso na internet para fazer algo mais salutar ou pra se discutir assuntos menos frívolos,encampam a primeira frase estúpida veiculada em comercial tosco sobre um condomínio de luxo na Paraíba para atropelarem o bom senso(e o bom gosto) e a lógica.Se essa é a utilidade básica de redes sociais como o Facebook e cia,então temos que rever a utilidade de 'ferramentas' como esta.
5º Round -
Flamengo vs Flamengo. Resultado: no 'front' de guerra em que se transformou a Gávea nos últimos dias,com brigas por salários atrasados,incompatibilidades de gênios,renovações que não acontecem e com um total despreparo de dirigentes ditos"profissionais",que deveriam resolver os problemas de janeiro em novembro,perdem os torcedores.Daí, pra uma temporada patética,sem chances de títulos e até vislumbrando segunda divisão é um pulo.
6º Round -
Sites vs Governo Americano. Resultado:entre mortos e feridos,por enquanto só o site de compartilhamentos Megaupload sofreu na pele os efeitos desse duelo,que pode ferir a primeira emenda americana,que fala sobre a liberdade de informação e expressão.Se de um lado há gigantes como os estúdios de Hollywood a favor da lei do representante Lamar Smith,de outro há gigantes também,como Google,Facebook,Wikipedia,Mozilla,Twitter,E-bay.E,é claro,a população como um todo,não só nos EUA.Esse é um assunto que diz respeito a todos plugados na rede mundial de computadores,afinal mexe com algo que muitos usufruem nos últimos anos,sem oposição até agora:livre acesso.Alterar isso pode fazer com que,no cenário americano,por exemplo,Obama se prejudique em ano eleitoral.Vale a pena tocar nesse vespeiro sem as devidas ressalvas?Entre ontem e hoje ,os hackers já deram um singelo recado:ameace tocar nos nossos direitos e iremos derrubar seus sistemas(de computação). E se nem o departamento de estado dos americanos escapou do ataque virtual,então ninguém está a salvo.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
MOMENTO DR.HOUSE
Se o melhor que as redes sociais podem produzir pra ter assunto é uma idiotice chamamda "Luiza que está no Canadá",baseada em uma propaganda de um condomínio de luxo na Paraíba(muito mal feito,por sinal),então temos a prova da falência das redes virtuais.Ou se fala da excrecência do reality show do momento,ou idiotices como esta,que alienam ainda mais as pessoas.Mas sem pânico.Na semana que vem virá um "Raimundo tá com cãimbra" e,então,começa tudo de novo.Haja coração,amigo...
CLÁSSICOS S. A. - Joni Mitchel
Em tempo
A grande cantora canadense Joni Mitchell,em atividade desde os anos 60,destaque em Woodstock,em uma de suas mais belas canções : Both sides now
OS 30 ANOS SEM ELIS REGINA
Houve um tempo que,pra fazer sucesso na música brasileira tinha que ter talento,muito talento.Como Elisete Cardoso,Dolores Duran,Ângela Maria,Nara Leão,Gal Costa,Maria Bethânia,entre outras.E,é claro,Elis Regina.Movida por um dom ímpar(interpretações inesquecíveis,com uma voz marcante)a Pimentinha,como ficou conhecida,se notabilizou muito antes de participar de programas como Noite de Gala ou O Fino da Bossa, com Jair Rodrigues.Seu talento já era reconhecido desde seu primeiro disco Viva a Brotolândia,ainda em Porto Alegre.Aparecer no Festival de Música Popular Brasileira foi um divisor de águas sim,mas o estilo variado é o que chamava mais a atenção de crítica e público.Com pitadas de jazz e bossa nova,Elis demonstrava um estilo eclético,sem perder a identidade musical,com incursões,até no samba(Tiro ao Álvaro,de Adoriran Barbosa).Politizada (chegou a dizer que o país era governado por gorilas,em referência aos militares),mulher de personalidade forte,voz ativa em prol da Anistia aos exilados brasileiros,lutou pelo direito dos músicos ,lançou novos compositores,como Renato Teixeira,Sueli Costa,Tim Maia,João Bosco e Aldir Blanc,e Milton Nascimento,nomes desconhecidos até então.Marcou época com suas interpretações carregadas de emoção,onde muitas vezes ela se emocionava durante a performance,lembrando muito o cantor belga Jacques Brel, também morto precocemente,ainda no auge da carreira --como Elis. Ela sempre teve uma presença de palco fantástica e uma voz que,por si só,já era o show.Morreu aos 36 anos,deixando uma obra popular vasta,como é citada em todas as enciclopédias pelo Brasil afora,mas sem sucessoras à altura.Quem sabe se o cenário da música tupiniquim fosse outro,mais promissor...Por enquanto teremos que reverenciar o passado,glorioso,esperando por dias melhores.Lembrar de Elis pra mim, não é apenas por lembrar.É recordar de minha avó,enfermeira de plantão no hospital onde a Pimentinha deu entrada naquele dia,chegar em casa,depois de um turno de trabalho,com os olhos cheios d'agua e nos dizer:"A Elis Regina faleceu..." e desatar a chorar,como se quisesse ter feito algo mais,como se não acreditasse naquilo.Apesar de ser muito criança para lembrar de tudo o que aconteceu naquele dia,a imagem que me vem é de minha ,já falecida avó, em prantos.Como estava o país inteiro,naquele momento.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Muito Além do Cidadão Kane...
Por contrato de exclusividade com aquela emissora,a BBC de Londres não pode vender os direitos de transmissão do documentário "Muito além do cidadão Kane"para nenhuma outra emissora no país.Mas com a internet a coisa é diferente.Eis a primeira parte do documentário sobre Roberto Marinho.Se gostar,é fácil encontrar as 3 partes restantes no mesmo Youtube. Quem ainda não conhece,vai se surpreender.Ou não,se voce já se acostumou com os desmandos daquela emissora.
Moral em concordata
O,por enquanto,ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel,de passagem pelos EUA e para uma platéia de ricos e mais ricos na maior feira de varejo do mundo voltou a decepcionar.Defendeu uma antiga bandeira dos ultra-maxi-mega-super empresários brasileiros:a flexibilização dos direitos trabalhistas.
Talvez empolgado com a platéia,o ministro,de aviso prévio (não caiu ainda,mas é só uma questão de tempo) disse que esse é o momento de ajustes.“Vamos adaptar um segmento da lei que vai permitir mais trabalho",disse ele,sem especificar o quê exatamente.E disse mais:“As propostas feitas pela classe empresarial preservam os direitos que os trabalhadores".Será?
Pimentel finaliza:“Podemos avançar nesse campo sem comprometer um único direito trabalhista já conquistado”, sem dar maiores detalhes a que se refere.Amigo pessoal da presidenta Dilma(militaram juntos em organizações que combatiam o regime militar,como a VAR),o ministro do Desenvolvimento vem tendo dificuldades para se explicar sobre o suposto escândalo envolvendo os ganhos de sua consultoria e as relações de seus clientes com a Prefeitura de Belo Horizonte, e pra piorar ainda coloca o governo numa saia justa ao se pronunciar sobre um tema tão nevrálgico.Não que o executivo não cogite isso.Ao contrário.Agradar mégalo-empresários,potenciais investidores de campanhas é sempre salutar.
O que não pega bem é ,em ano eleitoral falar sobre algo que irá,possivelmente prejudicar os trabalhadores(não há como agradar gregos e troianos) quando a fraca oposição anda tão sem munição --ou não sabe o que fazer com ela.Em off é uma coisa.Para a plebe é sempre bom dizer que o neo-PT ainda lembra dos trabalhadores,ainda que seja só pra ganhar o jogo eleitoral.
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
MAS AFINAL,QUEM MATOU CELSO DANIEL?
Dez anos se passaram e até hoje o Ministério Público luta para que essa pergunta seja respondida,e que o Supremo Tribunal Federal analise o mais rápido possível o caso,antes que prescreva.O ex prefeito de Santo andré,Celso Daniel era o arrecadador-mor da campanha petista,visando,finalmente ,eleger Luis inacio da Silva à presidência da República.Todos no partido dos trabalhadores tinham consciência de duas coisas:
1-era a última chance de Lula em uma eleição majoritária;
2-era a última chance do partido,'idem na mesma data'.Essa ambição desmedida tinha um preço.
Para isso acontecer,o partido investiu como nunca em campanha eleitoral.Pra isso dinheiro é fundamental.Muito dinheiro.Nessa hora,não se dispensa dinheiro de ninguém.Nem de bicheiros.E nem de armar um esquema de caixa-dois.É aí que entra o MP.Segundo os promotores,a arrecadação irregular (incluindo do jogo do bicho) gira em torno de 110 milhões;11 milhões só em Santo André,onde empresários acusam o Sérgio Sombra,amigo de Daniel,de fazer parte do esquema, na 'captação de recursos'.A investigação acabou chegando em Gilberto Carvalho,homem forte do PT,posteriormente ministro de Lula e Dilma e que teria confessado aos irmãos do ex-prefeito,todo o esquema corrupto,segundo os próprios irmãos,na missa de sétimo dia do ex prefeito.
Confirmado também na ocasião por Miriam Belchior,mulher do ex prefeito à época,negado depois nos seus depoimentos.E parou em José Dirceu,na época presidente do partido,acusado de receber o montante arrecadado.A reportagem da Rede Bandeirantes de 17/01,fala das sete pessoas que testemunharam sobre o caso e que morreram em circunstâncias suspeitas,inclusive os "autores do crime".Para o Ministério Público tudo leva à cupula do PT.Para o PT,a tese do "simples sequestro" foi aceita rápido demais e sem contestações;o que torna tudo ainda mais suspeito,pois o PT sempre contestou tudo e a todos,em casos de menor relevância;não iria armar um fuzuê justo num momento tão trágico?Celso Daniel foi encontrado em uma estrada de terra em Juquitiba,próximo a rodovia Regis Bittencourt(e quem conhece,sabe quão ermo é o local,propício para coisas nefastas deste tipo,quando não se quer chamar atenção),com marcas visíveis de tortura,morto de forma bárbara,num crime que chocou o país,e que ainda não tem culpados em definitivo.
A impunidade no Brasil toma ares de deboche há muitos anos,mas quando chega em um patamar tão alto da política brasileira,com suspeita de envolvimento de politicos e/ou partidos,então o crime resvala em conspiração insidiosa,tão comum em outros países mas quando chega em nosso 'quintal',abala até o mais incauto dos cidadãos.Que o Ministério Público não pare de procurar respostas até chegar aos envolvidos,mesmo que isso cause ranger de dentes(como vai causar),pois a justiça tem que se feita 'doa a quem doer',como diria Boris Casoy.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Guerra dos mundos
Tentando fugir a regra de que todos os alienígenas só vão aos EUA,o filme A Hora da Escuridão mostra visitantes(ou vilões) espaciais indo à Rússia.Mas pra variar tem americanos na jogada e são eles (e somente eles)que podem salvar a Terra.Esse complexo messiânico não é de hoje e até grandes cineastas foram porta-vozes desse maniqueísmo(Spielberg,por exemplo).
Essa insistência em mostrar ao mundo que,até nas películas,os ianques são o xerife e,conseguinte,a nação mais relevante do planeta,produz cenas curiosas.Certa vez ao assistir o mais risível filme sobre a 'rixa' entre o Tio Sam e os aliens,Indepence Day,algumas pessoas comemoraram durante a cena em que uma nave destroía a Casa Branca.Cômico!Mas por um certo prisma,eles são os culpados de provocar reações como aquela.A insistência em querer governar o mundo do jeito deles,cometendo atrocidades,justificadas "em nome da democracia",desrespeitando direitos de outros países e não admitindo o mesmo tratamento contra seus pares, incomada a muitos ' terrestres'.Lembro de ter lido em uma pesquisa há algum tempo ,que os EUA são o país mais odiado do mundo.Como chegaram a esse ponto?Bom,a trajetória é longa,envolve derrubadas de presidentes,apoio a ditaduras,conspirações insidiosas,atentados contra governantes,invasões,inúmeras guerras e barbáries incontáveis.
A questão é como deixar de sê-los.Por um momento,os americanos até tiveram essa chance:a eleição histórica e surpreendente de um presidente afro-descendente,de ascendência muçulmana e democrata.Momento esse que o próprio 'homem mais poderoso do mundo' tem sabotado.Não faltaram oportunidades de mostar que seu país poderia mudar(esse era o discurso de campanha),corrigir a trajetória,dando uma guinada em uma direção da transformação.Mas o que se viu,foi uma versão havaiana de George Bush.É bem provável que Obama se reelega,já que a oposição não tem mostrado um candidato que una o partido.Mas mesmo num eventual segundo mandato,dificilmente irá fazer com que as pessoas deixem de trocer para os alienígenas nas produções de Hollywood.
domingo, 15 de janeiro de 2012
O Escárnio Nosso de Cada Dia
Manchete no uol diz que a"atriz" Tania Khalil conta como dribla a fome. A sub-celebridade, que mede 1,66 metros de altura e pesa 52 quilos,portanto,abaixo do peso para sua altura,diz mostrar 'determinação' na hora de manter a dieta. "Adoro torta de ricota com passas, mas aprendi a me controlar e hoje consigo comer só um pedacinho e ficar bem", garante.
Tania conta que consegue controlar a fome na parte da manhã, mas confessa que precisa ter disciplina na parte da tarde e à noite. "Aprendi a driblar isso tomando um café com leite de soja e pão integral ou um bom shake à tarde", conta ao site de notícias.Num país onde passar fome,para milhões e milhões não é uma opção,e sim uma tragédia diária,uma pessoa vir a público e dizer que evita comer, "controla a fome",em suas palavras por mera superficialidade,demonstra escárnio.
Houve um tempo em as verdadeiras atrizes (Cacilda Becker,Fernanda Montenegro,Bibi Ferreira,Ruth Escobar,Marília Pêra,Beth Mendes, Miriam Pires) tinham fome de aprender,de aprimorar seus respectivos talentos,brindando o público com performances primorosas,encenando Becket,Pirandello,Ibsen.
Hoje elas são um sub-produto de uma geração desprovida de carisma,potencial e muitas vezes de credibilidade profissional,haja vista que qualquer canastrã pode ser chamada de atriz,desde que esteja com o botox em dia,e tenha sido lipoaspirada ao menos uma vez.
Lembrando que as atrizes citadas aqui serão sempre lembradas por seus dons,por interpretações cheias de inspiração. As "atrizes" de hoje (salvo raras exceções) serão lembradas --se tanto-- por abusarem do Photoshop e pelas frases desprovidas de lógica e bom senso.
sábado, 14 de janeiro de 2012
Clássicos S. A. - Livro
Em tempos de reprises na tv por assinatura(se bem que na tv a cabo ,reprise é a coisa comum), é salutar acompanhar uma obra que reúna tantos talentos indiscutíveis juntos,em uma mesma novela.Roque Santeiro marcou época com a história do 'santo que não era santo';de alguém que foi alçado à santidade,sem nunca ter tido pudor ou ética para tal;cujo retorno causaria uma ruptura atroz e mexeria com interesses dos madatários locais.
Escrita originariamente em 1963 e encenada pela primeir vez em 65,a peça de Dias Gomes que originou a novela nasceu polêmica e provocadora.Ao mostrar um cabo do exército brasileiro que é idolatrado por sua bravura durante a guerra,morto em combate e motor central de uma cidade,outrora desconhecida e agora, pujante e em franca ascenção,Gomes critica deus e o mundo em sua peça.A cidade e seus 'mais ilustres' cidadãos vivem da exploração do mito,e dele dependem para continuar em suas posições de destaque na sociedade asabranquense.O retorno deste "herói de guerra",vivinho da silva e sem saber da história surreal,causa ranger de dentes e se torna uma ameaça ao sistema.E é aqui que a obra prima se diferencia da novela.Na peça,o autor satiriza os 'falsos mitos'(dizem que Dias Gomes bebe na fonte da , nada inspiradora história de Padre Cícero,conhecido por se apego obsessivo ao dinheiro e com uma vida não muito regrada,longe do púlpito),os coronéis locais,que mantém todos ao redor no cabresto e até o exército --que odiou desde o início a história,pois mexia com coisas consideradas sagradas,ao menos para as forças armadas.O autor também colaborou no roteiro da novela,mas do ponto de vista criativo,está abaixo do texto original.Naquele momento (o nascimento da Nova República)ainda não se podia criticar ou satirizar os militares,então optou-se por manter a versão da novela da década de 70(proibida de ir ao ar):em vez de um cabo exército,um 'fazedor de santos'.A história tinha potencial,mas não para perdurar por quase um ano.Resultado:desgatou-se a temática para "encher linguiça",cansou quem esperou tanto tempo pelo final e decepcionou quem queria ver um desfecho que mexesse com as estruturas.Mas ainda assim,a novela esteve muito acima da média(ainda mais comparando com as excrecências feitas pela mesma emissora nos últimos anos),principalmente por um elenco genuinamente talentoso(excetuando-se Alexandre Frota e Maurício Mattar,dois peixes fora d'agua) com Armando Bógus,Paulo Gracindo,José Wilker,Ary Fontoura,Yoná Magalhães,mas acima de tudo, Regina Duarte e Lima Duarte.Só os dois,em performances impecáveis,já valeriam uma espiada.Mas o livro é infinitamente superior ao folhetim --como sempre.
Memento mori
O outrora badalado e arauto da Nova Ordem Barack Obama,enfrenta dias de turbulêcia em sua gestão.Como se não bastasse o rebaixamento dos títulos americanos(algo raro de se ver),das poucas promessas de campanha postas em prática(que ele culpa a oposição;lá,como cá ,não tem muita diferença),o desemprego em alta(ainda por reflexo de duas guerras insanas(olha o pleonasmo aí;guerra É insana),crise da Europa respingando no mercado americano e a autoridade,antes incontestável,agora colocada em xeque até por antigos aliados,Obama vê seu prestígo minguar aos poucos,até com as estrelas de hollywood.Se durante as eleições seu apoio estava na proporção de 8 entre 10 celebridades,agora deve estar na base de 3 entre 10,se tanto.Muitos dos que o apoiavam publicamente,como Matt Damon,George Clooney e Brad Pitt,cobram do presidente americano o que ele se comprometeu a fazer durante a campanha:um governo totalmente diferente de George Walker Bush.E nisso ele não tem sido bem sucedido.Astros do cinema cobram,por exemplo o fechamento de Guantánamo,onde torturas e outras atrocidades se tornaram prática comum,na base localizada em Cuba,fato que mudará tão cedo,afinal,Obama se tornou refém do establishment,que já teve que engolir o fato do novo presidente ser preto,com família de origem muçulmana e democrata,e sabe que não se manteria no cargo se forçasse muito a barra.Nessa hora vale mais ser aceito,que mudar as regras do jogo(coisa que ele também prometeu mudar),pois os resultados poderiam ser catastróficos.Por menos que isso,dois presidentes já foram abatidos pelo status quo do chamado WASP (branco,anglo-saxão e protestante).A sorte de Barack Obama é que a oposição também não se ajuda.Ao ser incapaz de mostrar uma alternativa viável,o partido republicano perde terreno,há poucos meses da disputa.Assim segue a vida no,outrora,maior país democrático do mundo;hoje só um pálido reflexo de antes.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Aterrorizando o bom gosto geral
Pra
frente Brasil
Em tempos de Michel Teló aterrorizando o bom gosto geral,de Luan Santana e
Cláudia Leite maltratarem a lingua portuguesa ,é bom ver que os shows de Chico
Buarque ainda tem lotação máxima,por onde quer que passe.Nossos ouvidos
agradecem.Longa vida à Chico buarque!
Pra frente Brasil 2
Restart em vias de lançar segundo "disco" e a expectativa é de vendas menores do que o primeiro.Ótima notícia;já tava achando que Deus tinha esquecido da gente;afinal aguentar essa grupinho,que ainda tem a desfaçatez de bradar aos quatro cantos que faz 'rock',é dose pra leão.Agora só falta o "vocalista" da banda parar de imitar o visual da Chiquinha,do Chaves,pra tudo começar a se ajeitar.
Assinar:
Postagens (Atom)