segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O Efeito diHITT e a Fábrica de Blogueiros Idiotas





  Em junho de 2012 publiquei um texto que criticava, não o diHITT em si, mas as coisas erradas que acontecem nesse agregador de blogs com a anuência dos administradores.


  Ser blogueiro,antes de tudo, é poder ser o autor ou o divulgador da notícia. Aquele que é parte importante do processo de informar. Bom, isso na prática.


  Há aqueles que enxergam na blogosfera a oportunidade de enriquecer rápido (o famoso esquema da pirâmide), tentando desesperadamente agregar o maior número de pessoas.


  Há aqueles que usam seu espaço na internet para realçar sua superficialidade.


  Há os que são blogueiros apenas por estar na moda, e os que vêem nisso uma forma de chamar a atenção (os que vivem de "oi, querida amiga, adorei seu blog", "puxa, como é bom que você esteja me seguindo" e outras frivolidades de praxe), mas isso somente vindo de pessoas carentes de autoafirmação.


  No diHITT há um "blogueiro" específico, o desesperado pelo ranking.


  E aí está o grande acerto e maior mancada do agregador: o tal ranking chama a atenção, incentiva o cara a postar mais para ser "promovido (felizmente nem todos pensam assim) e mantém a casa do dinheiro a pleno vapor. A banca agradece.


  A tática é simples, mas profundamente IDIOTA. Alguns exemplos:


* Quem escreve, acaba por seguir todo mundo que aparece pela frente - sem nexo, pois seguir ou acompanhar  o que uma pessoa posta, significa que ela escreveu algo; o mais comum é perceber que os novatos, que mal digitaram seus nomes, já tenham mais de 20 ou 30 seguidores, em questão de minutos, sempre recebendo o aviso de estão sendo acompanhados,"sejam bem vindos",blá,blá,blá;


* Os integrantes do diHITT votam em inúmeras noticias - votam ,mas não leem nada. Pelo título da postagem, os DESESPERADOS por subir no ranking emitem comentários a esmo, sabendo que isso é condição sine qua non para galgarem mais posições na tabela de blogueiros.


 * Como tática de melhoria na tabela, muitas vezes se tem a impressão de estar em uma campanha eleitoral, onde todos são enojantemente simpáticos ( e, conseguinte, falsos) para angariar simpatia e, dessa forma aumentar suas chances de ser o número um no malfadado ranking;


 * Como rankear é o que importa, muitas vezes usam o espaço de Recados e Mensagens na página dos blogueiros para indicar ou fazer propagandas ou , o que é mais humilhante, IMPLORAR para visitar seus blogs.




  Alguns dos exemplos PATÉTICOS que entopem a caixa de mensagens diHITT afora:


-"Estou aqui pedindo a ajuda de voces para divulgar meu blog precisando é só mandar uma mensagem que retribuirei o favor.. "


- "o meu blog é... e minha fã page é...agradeço a gentileza e retribuo"


-" precisava muito que o blog conseguisse mais de 100 seguidores. No momento ele está na faixa de apenas 70 seguidores. Será que você poderia segui-lo? "


- "quer aparecer em uma página exclusiva, que tem mais de 3.000 (três mil) acessos diários?"


- "curte minha pagina no face que te sigo de volta !! "


- "Uma das minhas fontes de renda são os anúncios que ganho através de cliques, mas não tem um número considerado, infelizmente. Por favor, poderiam me ajudar divulgando, comentando e clicando em meus anúncios?"

- "Quero lhe apresentar uma oportunidade poderosa !!100% comprovada para lhe dar mais liberdade 
o (a) motivar e realçar as suas qualidades ir além das suas expetativas !" 

- "Peço que, se for para me mandar mensagem, PROMETENDO seguir o meu blog, por GENTILEZA o faça, porque senão, nem precisa pedir para eu seguir o de vocês; acho sim que uma mão lava a outra, e podemos nos ajudar, mas se PROMETER...CUMPRA!!! "

- "Olá, vim aki para pedir a vc q siga meu blog, quem seguir sigo de volta;"


- "ME AJUDEM SEGUINDO MEU BLOG E FAN PAG...RETRIBUO" 


- "tudo bom, da pra você ir no meu site hoje? Qualquer coisa me avisa la nos recados que retribuo."


- "sigam meu blog que eu e eu vos seguirei de volta "



  Eis alguns pedidos, no original, com os erros crassos de língua portuguesa e tudo o mais, que tem infestado a caixa de mensagens de vários blogueiros, aqui no agregador.


  Li em outro blog, uma definição fantástica sobre esse tipo de gente: os MENDIGOS VIRTUAIS. O blogueiro em questão foi bombardeado com várias críticas por essa postagem (coincidentemente dos que estão no top do ranking) e elogios variados (dos que tem verdadeira aversão a esse quesito). Parafraseando o autor da brilhante definição, os mendigos virtuais tem se dedicado a implorar por visualizações, em troca de banners, em conquistar popularidade, mas se esquecem de algo fundamental: CONTEÚDO. Sem isso, você pode implorar, mendigar, se humilhar para pedir votos e visualizações, mas seu blog estará fadado ao fracasso. Uma das mensagens esdrúxulas que recebi dizia : "Lembre-se que a divulgação é o primeiro passo para o seu sucesso! ". Errado. O tal sucesso (nem essa palavra deveria ser o objetivo) vem do tipo de informação que você passa a quem procura seu blog. Sucesso é consequência de um trabalho muito sério.


  Durante o processo do mensalão, havia um nicho da imprensa que buscava satanizar e outro que buscava inocentar os acusados. Porque vários setores da chamada grande imprensa puxavam a "brasa para sua sardinha". A blogosfera corria em direção contrária. Falava o que era mais próximo da verdade. Tanto que a Globo e a revista Veja se emputeceram e criticaram abertamente blogs que agiam com independência. 


  E essa primazia não vale apenas para blogs voltados a política. Ainda que se fale de bordado, cinema, celebridades, natureza ou OVNIs, o mais importante é a forma sincera com que se realiza um projeto desses.


  Depois da minha postagem crítica no ano passado, comecei a perceber mais postagens legais, conheci vários blogs, que passei a seguir (alguns eu faço questão de receber em meu e-mail particular , as atualizações), indiquei blogueiros, compartilhei textos de outros sites,  e percebi o montão de gente talentosa que tem no diHITT. E, eis que para minha decepção, já estava entre os 30 do ranking do agregador. Só me apercebi disso, pois um colega, que acompanho no Facebook também, me chamou a atenção para esse detalhe.

  
  Sem me preocupar,sem me esforçar estava subindo. Foi aí que percebi que deveria colocar um freio. 

  Hoje voltei a minha posição confortável, ainda sem me preocupar com ranqueamento, curtindo o que eu GOSTO, convidando quem eu QUERO, bloqueando ou ignorando quem não me agrada e votando ou acompanhando o que eu acho importante. Isso é ser livre. Pena que os mendigos virtuais não tem essa visão mais ampla de mundo. Isso é que é SER UM ESCRAVO.





27 comentários:

  1. Matéria muito interessante! Gostei da definição "Mendigo Virtual" ! Também tento não ser esse tipo de pessoa ! Antes eu fazia pq queria que pelo menos umas 10 pessoas me acompanhassem no blog !! Mas mesmo assim não consegui nem isso... Mas estou amadurecendo ainda, e já faz um tempo que tenho lido matérias muito interessantes no Dihitt...

    Parabéns pela matéria !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Vinícius, muitos tentam isso, mas acabam percebendo o erro da tática. Que bom que você caiu em si em tempo. Mantenha seu blog o mais íntegro possível. Assim é que se progride como blogueiro. Um abraço

      Excluir
  2. Frequento àquele site a 3 anos, e logo que entrei era bem diferente do que vejo hoje, deixei ele um tempo e retornei, a poucos dias, e continua a mesma coisa de quando o deixei em 2012, eu nos lugar de quase 400º, já estive em 25º, mas na época a coisa era mais saudável e menos cheia de blábláblá, desde então fazer parte do chamado Rankig, não me dá nenhum orgulho como blogueira, faço meu trabalho e posto, voto no que me interessa justamente para ter o prazer em lêr a postagem e até indicar. acho que a concepção de blo gueiro desde quando comecei à 6 anos, só não mudou dew vez, por q ainda existem àqueles que sabem o que significa escrever com qualidade na web. eu ao menos tento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Dani, pena que a maioria não pensa igual a você. Continue assim , com seus princípios e sua integridade. Ser blogueiro é isso. Um grande abraço e obrigado pela visita no blog

      Excluir
  3. OI Marcelo estou no Diht a algum tempo.
    Eu não chamo pessoas que pedem para segui-las de mendigos virtuais, acho que elas querem é interagir, fazer amigos.
    O que importa é a troca de informações seja ela receita de bolo, reflexões, marketing, politica, não importa. Estamos aprendendo sempre com as postagens de nossos amigos.
    Então e os novatos? como elas divulgarão suas postagens se não indicar, deixar recados enfim....
    O Blogueiro sobe no ranking por estar frequentemente lendo, elogiando, fazendo amigos.
    Desconheço outra forma de interagir.
    Esta é a minha opinião, leio os teu artigos e acho ótimos.
    Quem não se comunica, se trombica.
    Abração amigo.
    Obs.Gostaria que lesse minhas postagens, se gostar deixa comentarios (não precisa votar).
    Se não gostar, deixa recado também, é com as criticas que aprendemos a mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante seu argumento, Madalena. Mas não se esqueça que encher a caixa de mensagens das pessoas,portanto, atrapalhando com uma infinidade de Spams, não é o mais recomendado. Vc deveria saber disso como ninguém, já que vive entupindo as caixas de mensagens dos outros (minha tbm) com anúncios desinteressantes. Como os novatos fariam para divulgar seu blog? POSTANDO COISAS DE QUALIDADE. Todos nós já fomos novatos no dihitt. É com textos legais q se ganha visibilidade, não com abobrinhas.Isso não é ser blogueiro, é ser crupiê em um cassino. Ler, acompanhar de verdade, não aquela bobeira de comentar "Bom dia, adorei seu post", porque isso é para as pessoas de mente tacanha. E para finalizar, vc deixou escapar o q te move no dihitt: o ranking. A pessoa que é blogueira tá pouco se lixando pro ranking. A pessoa tá nessa por querer compartilhar ideias, divulgar notícias. Essa é a forma real de interagir. Vc termina dizendo que é com as críticas q aprendemos a mudar. Pois aí está uma: seja uma blogueira de verdade, esqueça o ranking e dê de ombros para elogios e puxação de saco. Blogueiro de verdade está além disso. Um dia vc vai entender. Eis minha crítica. Espero q vc tenha compreendido a essência

      Excluir
  4. Oi, frequento o Dihitt, há algum tempo, recebo mesmo vários pedidos dos "mendigos virtuais" mas, não me preocupo com isso...gosto de vários blogs que visito e só voto e comento nas notícias que realmente acho boas...
    Sua crítica é bem construtiva e atitude como essa só serve para melhorar o ambiente virtual que tem tudo para ser bom....abçs

    ResponderExcluir
  5. Olá! Interessante a matéria. Me cadastrei há poucas horas no diHITT, e ainda estou aprendendo a usa-lo, mas me surpreendi de já ter recebido alguns pedidos de amizade, principalmente pelo fato de que os novos amigos não comentaram nada a respeito do conteúdo postado. Não sei se gosto do termo Mendigos Virtuais; apesar de não gostar de floods, percebo que muita gente faz essas coisas apenas por noobice mesmo.
    De qualque forma, vou continuar aprendendo a usar o diHITT (o próximo passo é aprender a direcionar a postagem direto pro meu blog)!

    ResponderExcluir
  6. Marcello,

    Eu entrei em 2008 e saí no inicio do ano passado, de um lado completamente sem tempo, por outro, cansada de tanta confusão no dihitt. Eu fui de um tempo tipo " anos dourados ". Era bom demais. Algumas pessoas começaram a manchar este lado bom. Muita gente bloga ou comenta ou navega por solidão, depressao, etc. O mundo virtual oferece uma oportunidade de estimulações positivas.

    Tudo o que voce criticou, sem duvidas, tem razão.

    Prazer em lhe conhecer, quando puder voltarei, continuo com pouco tempo graças ao engarragamento diario que estou pegando. Como cansa!

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  7. Achei o texto de uma felicidade sem tamanho.

    Estou começando com um blog, no começo era apenas por diversão, mas hoje vejo algumas oportunidades que estão além das visualizações, e dinheiro por consequência.

    A internet nos proporciona o direito e a liberdade de nos expressar de tal forma que vemos como a sociedade está alienada e agarra a seu mundinho particular e medíocre.

    Acho que vale o comentário e a lembrança. Não me lembro o episódio e qual temporada, mais e uma das histórias dos Simpsons o Mr burns compra e controla toda a imprensa esmagando a unica que fazia oposição e distribuindo sua opinião. No fim do episódio a "grandiosa" imprensa sucumbiu a população e aos milhões de malucos distribuindo suas "opiniões"

    Espero não ter sido chato. E que todos possam ter suas próprias opiniões sobre os assuntos que domina.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Marcello.
    Hoje resolvi dar uma voltinha pelo diHITT e por felicidade aterrei nesta matéria.
    Seu texto está extremamente claro, objectivo e coincide exactamente com o que penso sobre este assunto, e sobre esse "santo Ranking" ao qual tantos rendem adoração. Assino em baixo tudo o que você aqui escreve. Eu actualmente sou uma usuária quase ausente, minha última postagem foi em meados de Dezembro, mas já participei activamente e cheguei a estar bem colocada nesse tal ranking (hoje verifiquei que estou em 993 ahahaha), mesmo não me esforçando, pois eu quase me limitava a comentar, que é a coisa de que mais gosto. E fazia-o por prazer, não para subir pois nem tinha percebido que isso dava pontos.
    Isto foi há 2 anos, na tal época a que a Sissym chama "anos dourados".
    Depois desiludi-me por causa das guerrilhas sempre sobre o mesmo assunto "ranking" e quem merece e quem não merece... etc e tal.
    Tenho saudades desse tempo em que fiz amigos maravilhosos e de grande valor. Espero um dia voltar a ser uma usuária activa, vamos ver...pois este site já me proporcionou coisas muito positivas, aprendi aqui muito e a maior parte dos visitantes do meu blog são brasileiros e foi aqui que tudo começou.
    Não vou falar sobre quem pedincha seguidores pois já comentei isso hoje na postagem da Madalena e iria ser repetitiva, mas concordo com tudo que você expõe neste seu artigo.
    Meus parabéns, gosto da maneira racional e desassombrada com que você expõe os assuntos
    Bjs
    Moçoila/GataVadia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. É bom ver que algumas pessoas entenderam a postagem, ao invés de tentar, desesperadamente, desacreditar o texto. Concordo que houve um tempo que o diHITT foi muito bom, mas ainda pode ser ser,exatamente por haver essa resistência de que vc falou aqui. Se vários blogueiros entenderam (os verdadeiros) então há esperança para o agregador de blogs. Um abraço e obrigado pela participação.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá Marcello , eu estava olhando a lista das noticias no Dihitt quando a sua mim chamou a atenção , depois daquele momento decidir e afundo e lêr a sua postagem compreta. chegando aqui no seu blog deu para perceber que o importante para você é o conteúdo , apesar de ser enorme a sua postagem vale a pena lêr do inicio ao fim . Então agora quero deixar a minha opinião , Marcello eu estou usando o agregador Dihitt faz 3 dias e posso dizer que é a melhor maneira de fazer o seu blog crescer visualmente , como você citou na postagem a maioria das pessoas lá estão com 2 interesses que são conseguir seguidores e fãs. Isso só mostra o egoismo das pessoas que se humilham para sastifazer o ego . Eu percebi que estou agindo da mesma maneira que você citou na matéria , mim sinto constrangido isso porque sempre fui um pouco critico , más devido a facilidade de crescer rápido acabei mim envolvendo . Marcello parabéns pelo bom conteúdo .

    ResponderExcluir
  11. Grande verdade.
    O conteúdo é que importa.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo artigo , estou no dihitt, pouco mais de três meses, é a primeira vez que leio um artigo como este,e fiquei contente com este artigo não é nenhuma surpresa que este artigo esteja no topo do ranking nos comentários do dihitt, e nem precisou mendingar visitas, parabéns pelo conteudo de seu blog muito bom.

    ResponderExcluir
  13. Gostei de ler isto! A coisa no Dihitt é antiga, entra e sai personagem e a história se repete, parece-me que sem fim. Eu nem ligo mais.
    Não atendo a este tipo de chamado. De jeito nenhum.
    Em um "sistema virtual" e sendo o maior interesse a troca real de notícias e saberes, fico na minha.
    Antes me compadecia dos mendigos. Hoje, nem acho graça. Sigo quem eu quero e nem mando recado e nem espero de volta. Se gosta, vai estar lá. Se4não, fazer o que. Sei que não agradarei todo mundo. E bom é ter gente que faça realmente composição da sua turma e não uma mera fotinha 3x4.
    Por isto vou com Chapolin Colorado, que siga-me os bons!

    ResponderExcluir
  14. É isso aí. Eu concordo com os comentários. Mas entendo também que as pessoas têm motivações diferente. Como você disse, o blogueiro de "raiz" (para usar um termo musical), está interessado em passar sua mensagem, seja ela qual for, contribuir com um conhecimento, trocar informações, aprender... mas depois que você coloca tudo isso no blog, geralmente você espera compartilhar com outras pessoas, visitas comentários e por que não elogios e críticas. Alguns se desesperam e partem para estratégia criticada aqui neste post (que para o blogueiro "raiz", acredito, é desespero por audiência). Mas existem outros que têm interesses diversos desses "nobres", e são tantos. E para esses, vale tudo (muito além de pedidos de troca de banners) cópia de artigos, scripts maliciosos, conteúdo de baixíssimo nível, etc, etc.

    ResponderExcluir
  15. Olá Marcello,
    Faz quase uma semana que faço parte do diHITT e tenho meu site há quase 2 anos pois não queria divulga-lo antes que eu percebesse que estava pronto para faze-lo, isto em respeito aos meus leitores e seguidores.
    Mas como lhe disse ao me cadastrar no diHITT me surpreendi com o bombardeio de convites que recebi e rapidamente entendi o motivo de tudo isto e lhe confesso, me enojei.
    Por curiosidade visitei o perfil de outros novatos e percebi que receberam convites das mesma pessoas que recebi e os mesmos recados que recebi, como você bem disse: um verdadeiro ataque SPAM.
    Visitei o perfil das pessoas que me enviavam convites e para minha surpresa (ou não) percebi que só recebi convite do primeiros do ranking; perfil dele vi que eram seguidos por 1.000 pessoas mas seguiam 1.000 pessoas e que no meio de tantas pessoas não é difícil conseguir uns 100 votos para terem suas postagens sempre nas primeiras colocações do ranking de notícias populares.
    Até pensei em publicar uma matéria como a sua para fazer meu desabafo, mas ja dou-me por satisfeito com a sua matéria.
    Antes de encerrar quero deixar claro que a idéia do diHITT é excelente e minhas observações são direcionadas ao mau uso desta ferramenta.
    .
    .
    TiriBadas-Portal de Piadas
    http://tiribadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Adriano, a decepção é grande quando vemos que estamos lidando com pseudo blogueiros. vc fez algo que eu costumo fazer, tbm: checar o perfil das pessoas para verificar se são ou não blogueiros legítimos. A maioria não. Triste. Mas o ideal é não se deixar corromper como a maioria. Um abraço

      Excluir
  16. Se preocupar com aquele ranking do dihitt é o auge em ser loser.

    Aliás, só o fato de alguém AINDA usar essa porcaria desse dihitt já pode ser considerado como loser. O site é feio, cheio de bugs, lento, todos (e eu disse TODOS) os links externos possuem "nofollow", é dominado por uma panelinha, te rende uma visitação pífia e praticamente nada do que é publicado por lá é aproveitável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal seu comentário, Lucho. Assino embaixo. Essa panelinha aina vai derrubar o dihitt. Que até tem potencial, mas é mal usado. Um abraço

      Excluir
    2. Vai derrubar? Já derrubou. Foi essa panelinha a responsável pela visitação pífia retornada pelo site e por não ter nada lá que seja minimamente aproveitável.

      A única razão que faria com que eu voltasse a aquele lugar (suportando a feiura, os bugs e a lentidão do site) seria o quesito "indexação". Mas os admins do site colocam "nofollow" para todos (e são TODOS, mesmo) os links externos.

      Excluir
  17. Assino em baixo!Já fui muito fissurado em mandar meus posts para o diHITT e via que aquela competição era algo doentio. Escrevo porque gosto e divulgo quando dá. Estive na Europa por quase dois meses e chegue a dar férias pro blog. Voltei agora. Assustei quando vi minha posição no rank do diHITT e o gráfico de acompanhamento do blogger, dentro do painel do blog. Mas dei risada e volto agora a postar de forma livre e tranquila. O importante é o rank do google e a satisfação de estar produzindo boas matérias...
    E quero deixar um grande abraço e incentivo pelo trabalho aqui do seu blog. Parabéns. No meio de tanta bobagens na rede encontro alguém preocupado em produzir bons textos. Abraços, Marcello!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ,Expedito. E concordo com vc, vale mais investir em bons textos do que se preocupar com ranking. Um grande abraço

      Excluir