sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O MUNDO É POP...


   Em 1983,Madonna aparecia pela primeira vez nas paradas de sucesso com um disco envolvente,dançante e com alguns hits quase que instantâneos,em um LP que levava seu nome.Ela mesma se encarregou de divulgar seu trabalho(usando até medidas 'pouco ortodoxas' para tal),afinal,ela queria fazer sucesso a qualquer preço.Essa era sua obsessão.E deu certo.Músicas como Bordeline,Everybody e Holiday, já nasceram clássicas e abriram o mercado fonográfico para ela de vez.O disco seguinte foi Like a Virgin,e nem preciso dizer.


A partir daí,vendagem recorde,temas de filmes (nos quais,muitas vezes,ela também participava como 'atriz' principal) e muitas turnês.

Ela tinha o mundo aos seus pés.Madonna polemizou,escandalizou,posou nua(mais de uma vez),gravou músicas com letras picantes,fez vídeoclipes sensuais,escancarou sua vida pessoal e criou uma legião de fãs.




Se não era brilhante compositora,ou letrista(e não era mesmo).ao menos reconhecia os que sabiam e os contratava --chegou a trabalhar com o produtor de David Bowie,entre outros.Tinha visão de mercado e por isso ditava ritmos,tendências.Gerou cópias malfeitas (Britney Spears,Christina Aguilera)e mesmo em sua fase de declínio,onde não ditava mais a moda,mas sabia seguir com maestria.




Hoje o mercado fonográfico idolatra Lady Ga Ga,que faz o que Madonna fez(e fez melhor),tanto nas performances,nas danças,nos clipes e na postura.Se por um lado,Madonna pode ficar envaidecida com isso,por outro  a música pop não fica muito agradecida.Pelo menos,a primeira era criativa,enquanto Lady Ga Ga apenas copia; muito melhor do que suas antecessoras,é claro.Mas cópia por cópia,é melhor ficar com a original.Se já não tem a mesma pegada e criatividade de antes,pelo menos tem uma história de respeito.De muito respeito.




2 comentários:

  1. Gosto muito da Madonna...da cópia também...
    Abraços

    Gislaine
    http://www.gislainneozaki.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Gislainne,também gosto das músicas da Madonna;marcou história e influencia pessoas até hoje.Seja muito bem vinda.Um abraço

    ResponderExcluir