quarta-feira, 19 de junho de 2013

E a Globo, Quem Diria, Enfim Conheceu a Democracia





Democracia não combina com o padrão Globo de jornalismo. Nunca combinou.




Acostumada a descaracterizar a verdade a bel prazer, a famiglia Marinho barbarizou com o Brasil, almejando poder. Para isso, sempre fez o jogo sujo do sistema. E a emissora carioca precisava do establishment tanto quanto ele, dela.

Os crimes lesa pátria da Globo são inúmeros e conhecidos da maioria. Sempre causaram desconforto na sociedade civil. A diferença é que agora o “basta” em alto e bom som chegou aos ouvidos dos herdeiros de Roberto Marinho.

Já vem de alguns anos certa insatisfação das pessoas com a presença de repórteres da Globo. Houve protestos, gritaria, apupos que incomodavam os funcionários da casa. Associavam os integrantes do departamento de jornalismo à manipulação barata.  Isso é fato. O problema foi amplitude das manifestações. Aumentou exponencialmente.



Leia também:




O que fizeram os maganos da emissora? Retiraram das ruas seus jornalistas mais conhecidos, usaram o recurso do vídeo repórter, não permitem mais usar o logotipo nos microfones (um ímã para manifestantes enfurecidos), contrataram seguranças profissionais para escoltar sua equipe e aumentou o uso de imagens de terceiros (cinegrafistas amadores), quando há muita confusão nos locais. Veja AQUI.

Se os protestos que vem tomando o Brasil de assalto são, em sua grande maioria, contra os aumentos abusivos do transporte público, também servem como válvula de escape para uma massa cansada de ser tratada com descaso. Cidadãos que suportaram por tempo demais serem vistos como pessoas de 3ª classe.




Somado aos gritos de “o povo acordou” há também o “o povo não é bobo; abaixo a rede Globo”.

A famiglia Marinho conseguiu enxergar, enfim, a realidade. E ela veio após os protestos do dia 17/06/13, quando, ao passar pela Marginal do Rio Pinheiros, os manifestantes se detiveram em frente à sede paulista da emissora gritando palavras de ordem. Enfim foi apresentado o duro conceito da verdade para um grupo de comunicações acostumado a mais pura manipulação rasteira.


Talvez a Globo tenha finalmente conhecido o que signifique democracia.


3 comentários:

  1. infelizmente muita gente cria seus conceitos pelo que se passa na tv. A Globo passa '' meias noticias'' , muitas de suas matérias só mostram um único lado, fazendo muitas pessoas só acreditarem no que elas mostram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, Felipe.Mas as coisas estão mudando nesse quesito também. um abraço

      Excluir