sábado, 10 de março de 2012

Dia Internacional das Mulheres-tem o que se comemorar?



  Passada a semana que homenageia a mulher,cabe a pergunta:as mulheres tem o que comemorar?
  
Numa sociedade falocêntrica,onde ela ganha menos que o homem,ainda é tratada como cidadã de segunda classe e está sujeita à dominação dos parceiros(muitas vezes subjulgadas,vilipendiadas e maltratadas),ainda sofre agressões verbais e,principalmente,físicas? Em vários países ainda é condenada a apedrejamento ou a estupro coletivo,simplesmente por se comportar muitas vezes como os homens se comportam --ou seja,usando seu livre-arbítrio--,punida por ter iniciativa,por contrariar  livros calcados no atraso e machismo crônico (Bíblia,Alcorão,Torá),por não parar sua evolução como muitos homens fazem por medo ou vergonha,por entender o mundo melhor que o sexo oposto...


As mulheres tem o que comemorar? 

Em nações como o Brasil com leis condescendentes para com os homens (a malfadada lei "Maria da Penha",que deveria e poderia ser muito mais rigorosa),cujo o  pensamento tacanho "lavar a honra com sangue" ainda prevalece pelo país afora,com a anuência de muitos tribunais com 'visão estreita'?País este,onde as mulheres tem o dobro da responsabilidade e metade da remuneração?


As mulheres tem o que comemorar? 

Com os avanços do feminismo e de suas precursoras do movimento feminista há mais de um século,parecia que sim, mas muitas vezes são traídas pelas próprias mulheres contemporâneas (felizmente são poucas) que fazem o serviço sujo dos homens: aceitar a exploração descarada do corpo, principalmente daquelas que sabem que é mais fácil vencer desta forma,do que do ponto de vista intelectual. Mulheres estas que não conhecem e/ou desdenham de tais conquistas,que revolucionaram os séculos XIX e XX.



Talvez 'comemorar' não seja a expressão correta.Só se comemora quando o jogo está ganho e terminado.E essa partida nem começou direito...Feliz 365 dias Internacionais das Mulheres!





Um comentário:

  1. Poucos sabem mais o dia da mulher foi criado depois de uma chacina que ocorreu em uma fábrica nos EUA onde só existiam operárias e em uma revindicação de melhores condições de trabalho, o dono da fábrica as trancou no local e ateou fogo... devido a isso se criou o dia internacional da mulher. Infelizmente as mulheres ainda não são totalmente "respeitadas" na sociedade, mais é só olhar a nosso redor e veremos o que está acontecendo: Os maiores cargos políticos do brasil estão sobre o poder das mulheres, a Presidente da Petrobrás, pessoa que tive o prazer de conhecer, Graça foster é de uma inteligência incrível e fez muito pra estar ocupando um cargo como este.
    www.expressoopiniao.blogspot.com

    ResponderExcluir