sexta-feira, 26 de julho de 2019

MAIS UMA PRA TURMA DO "NÃO TEMOS BANDIDO DE ESTIMAÇÃO"...








Então deixa eu ver se entendi. 

Mês passado foram postadas no Intercept conversas privadas entre Moro, Dalagnol e outras figuras ilustres da Lava Jato. Embora Moro tenha afirmado que as conversas não tinham "nada de mais" (https://www1.folha.uol.com.br/…/nao-vi-nada-demais-diz-moro…), ficou preocupado com a possibilidade dos celulares dos envolvidos terem sido hackeados. O hackeamento teria se dado através do Telegram, aplicativo que já chegou a oferecer o valor de mais de 1 milhão de reais pra qualquer um que conseguisse quebrar sua criptografia (https://extra.globo.com/…/telegram-ja-ofereceu-11-milhao-pa…) - vale lembrar que o Telegram já havia sido banido da Rússia por se negar a repassar dados ao governo russo, o que mostra que sua criptografia é complexa demais até mesmo pro serviço secreto do Putin (https://www.nexojornal.com.br/…/Por-que-o-Telegram-foi-bloq…). 
Apesar da preocupação, nenhum dos envolvidos nas conversas vazadas topou entregar seus celulares à Polícia Federal, o que não apenas ajudaria a rastrear o hacker como também poderia mostrar que as mensagens expostas haviam sido forjadas (https://revistaforum.com.br/vaza-jato-nenhum-dos-procurado…/). 
A certa altura, chegou-se à conclusão de que o culpado pelos vazamentos era o hacker mais procurado do mundo, o russo Evgeniy Mikhailovich Bogachev, também conhecido como Slavic, e que ele teria recebido US$308 mil em bitcoins do Glenn Greenwald pelo serviço (https://moneytimes.com.br/suposto-hack-no-computador-de-gl…/). 
Porém, ontem, mesmo sem a cooperação das pessoas que tiveram seus celulares hackeados, a PF descobriu que o hacker não era russo, mas morava em Araraquara (https://politica.estadao.com.br/…/pf-caca-hacker-que-invad…/). 
Conhecido como Vermelho (vermelho = comunista, entenderam?), o hacker de Araraquara passou os últimos 8 anos inativo no Twitter, até que, pouco depois de começarem as matérias do Intercept, ele convenientemente voltou a twittar uma série de mensagens em apoio ao trabalho de Greenwald (https://www.metropoles.com/…/suspeito-de-hackear-moro-volto…). 
Além de ser o hacker menos precavido da História - seus perfis digitais possuem todas as informações que a PF precisaria pra apanhá-lo - Vermelho - que é filiado ao DEM, partido aliado do governo Bolsonaro (https://www.diariodocentrodomundo.com.br/hacker-preso-pela…/) - não apenas confessou imediatamente os crimes, como também revelou que as mensagens foram forjadas. Ou seja, o cidadão teve todo o trabalho pra quebrar a criptografia do Telegram não para roubar conversas reais, mas para inventar conversas que não têm "nada de mais" e que ele poderia ter inventado sem precisar invadir o celular de ninguém. 
Mesmo tendo conseguido invadir o Telegram, ele não quis o 1 milhão que a empresa pagaria a quem realizasse tal proeza, preferindo lucrar com a venda para o PT das conversas forjadas com conteúdo "nada de mais" (https://noticias.uol.com.br/…/advogado-do-dj-preso-hacker-q…). No entanto, agora descobriu-se que, embora o rapaz estivesse em Araraquara, os tweets de Vermelho vinham sendo postados de... Brasília! (https://www.diariodocentrodomundo.com.br/…/tuites-do-hacke…/). 
Nesse momento, o advogado de Vermelho está alegando que o rapaz tem problemas psiquiátricos (https://g1.globo.com/…/defesa-diz-que-preso-suspeito-de-hac…), o que pode levar à sua absolvição. Tipo o Adélio, sabe? (https://www.correiodoestado.com.br/…/sem-visitas-ad…/357359/)





Rapaz, e a gente achando que os roteiristas dos filmes dos Transformers é que subestimavam a inteligência do público...






Marcelo Marchi




Nenhum comentário:

Postar um comentário