Debater sobre os assuntos relevantes (e os não tão relevantes) de maneira aberta e objetiva
sexta-feira, 26 de julho de 2019
MAIS UMA PRA TURMA DO "NÃO TEMOS BANDIDO DE ESTIMAÇÃO"...
Então deixa eu ver se entendi.
Mês passado foram postadas no Intercept conversas privadas entre Moro, Dalagnol e outras figuras ilustres da Lava Jato. Embora Moro tenha afirmado que as conversas não tinham "nada de mais" (https://www1.folha.uol.com.br/…/nao-vi-nada-demais-diz-moro…), ficou preocupado com a possibilidade dos celulares dos envolvidos terem sido hackeados. O hackeamento teria se dado através do Telegram, aplicativo que já chegou a oferecer o valor de mais de 1 milhão de reais pra qualquer um que conseguisse quebrar sua criptografia (https://extra.globo.com/…/telegram-ja-ofereceu-11-milhao-pa…) - vale lembrar que o Telegram já havia sido banido da Rússia por se negar a repassar dados ao governo russo, o que mostra que sua criptografia é complexa demais até mesmo pro serviço secreto do Putin (https://www.nexojornal.com.br/…/Por-que-o-Telegram-foi-bloq…).
Apesar da preocupação, nenhum dos envolvidos nas conversas vazadas topou entregar seus celulares à Polícia Federal, o que não apenas ajudaria a rastrear o hacker como também poderia mostrar que as mensagens expostas haviam sido forjadas (https://revistaforum.com.br/vaza-jato-nenhum-dos-procurado…/).
A certa altura, chegou-se à conclusão de que o culpado pelos vazamentos era o hacker mais procurado do mundo, o russo Evgeniy Mikhailovich Bogachev, também conhecido como Slavic, e que ele teria recebido US$308 mil em bitcoins do Glenn Greenwald pelo serviço (https://moneytimes.com.br/suposto-hack-no-computador-de-gl…/).
Porém, ontem, mesmo sem a cooperação das pessoas que tiveram seus celulares hackeados, a PF descobriu que o hacker não era russo, mas morava em Araraquara (https://politica.estadao.com.br/…/pf-caca-hacker-que-invad…/).
Conhecido como Vermelho (vermelho = comunista, entenderam?), o hacker de Araraquara passou os últimos 8 anos inativo no Twitter, até que, pouco depois de começarem as matérias do Intercept, ele convenientemente voltou a twittar uma série de mensagens em apoio ao trabalho de Greenwald (https://www.metropoles.com/…/suspeito-de-hackear-moro-volto…).
Além de ser o hacker menos precavido da História - seus perfis digitais possuem todas as informações que a PF precisaria pra apanhá-lo - Vermelho - que é filiado ao DEM, partido aliado do governo Bolsonaro (https://www.diariodocentrodomundo.com.br/hacker-preso-pela…/) - não apenas confessou imediatamente os crimes, como também revelou que as mensagens foram forjadas. Ou seja, o cidadão teve todo o trabalho pra quebrar a criptografia do Telegram não para roubar conversas reais, mas para inventar conversas que não têm "nada de mais" e que ele poderia ter inventado sem precisar invadir o celular de ninguém.
Mesmo tendo conseguido invadir o Telegram, ele não quis o 1 milhão que a empresa pagaria a quem realizasse tal proeza, preferindo lucrar com a venda para o PT das conversas forjadas com conteúdo "nada de mais" (https://noticias.uol.com.br/…/advogado-do-dj-preso-hacker-q…). No entanto, agora descobriu-se que, embora o rapaz estivesse em Araraquara, os tweets de Vermelho vinham sendo postados de... Brasília! (https://www.diariodocentrodomundo.com.br/…/tuites-do-hacke…/).
Nesse momento, o advogado de Vermelho está alegando que o rapaz tem problemas psiquiátricos (https://g1.globo.com/…/defesa-diz-que-preso-suspeito-de-hac…), o que pode levar à sua absolvição. Tipo o Adélio, sabe? (https://www.correiodoestado.com.br/…/sem-visitas-ad…/357359/)
Rapaz, e a gente achando que os roteiristas dos filmes dos Transformers é que subestimavam a inteligência do público...
Marcelo Marchi
domingo, 7 de abril de 2019
terça-feira, 1 de janeiro de 2019
BRASIL: ANO ZERO
Pra quem tinha dúvidas sobre o nível intelectual dos brasileiros (eleito mais uma vez como um dos três mais ignorantes do mundo), eis que o ano de 2019 começou com o infame Jair Bolsonaro como presidente.
Com apoio de boa parte da mídia, de setores conservadores, ultra-radicais de direita e o grosso do empresariado (que enxerga nele alguém fácil de se manipular e alinhado com projetos de tomada de direitos dos trabalhadores), Bolsonaro chega à presidência com a chance de ser uma clara decepção em âmbito social --ele um admirador confesso do estado mínimo.
Seus preconceitos, sua visão limitada de mundo, sua ausência total de projeto para a nação não foram suficientes para impedi-lo de chegar ao cargo máximo do país. Seus eleitores mais ferrenhos --os idiotas que o chamam de "mito" -- parecem tranquilos com tudo isso. Talvez porque pensar seja algo raro para essas pessoas.
Agora, iniciando seu "governo" com um ministério apinhado de pessoas com processos dos mais variados na justiça (incluindo ele e os filhos no imbróglio do motorista)e com uma infinidade de militares alocados em gabinetes, desprezado por boa parte dos líderes mundiais, motivo de chacota mundo afora por suas constantes gafes, Bozo, como é sarcasticamente chamado nas redes sociais, tem a difícil missão de unir o Brasil, governar de maneira inteligente e fazer com que essa crise, que começou no governo Dilma e se agravou durante a gestão Temer, chegue ao fim. Algo que parece muito aquém de sua parca tenacidade.
O que é claro: teremos dias difíceis. Os direitos serão gradativamente subtraídos (menos dos parças militares, juízes, ruralistas, pastores, empresários e políticos). Os pobres continuarão a sofrer mais e mais os efeitos dos desmandos de um governo de extrema direita, a classe média continuará a pagar a conta (sem reclamar, já que o importante era tirar o PT, o resto que se foda) e o que era para ser o país do futuro se tornará uma volta à idade média. Com direito a aplausos dos doadores de cérebro que insistem em chamar um homem racista, homofóbico, misógino, ignorante e com viés ditatorial de "mito". Parabéns aos envolvidos..
Assinar:
Postagens (Atom)