O Paulo
fabricado
De onde veio
o super-apóstolo Paulo?
Como parece
provável, Marcião (Marcião de
Sínope - ou Marcion , 85 — 160 (75 anos)) foi um dos mais proeminentes
heresiarcas durante o Cristianismo primitivo.) criou o que viria a ser o Novo
Testamento, e Paulo foi adicionado como um mensageiro para suas próprias
idéias, e ele, Marcião, quase certamente usou material biográfico de sua
própria vida , especialmente na luta pelo poder que ele travou com o coletivo,
em Roma. Marcião, como sendo "Paulo", isoladamente sabia a verdade,
um mistério manifestado a ele por revelação.
Como um
magnata de Sinope (um porto do Mar Negro, a cem quilômetros ao norte da
Galácia) Marcião possuia independência financeira e foi capaz de viajar
bastante. Em um certo ponto ele mesmo financiou a igreja em Roma, antes de ser
excomungado e retornado para o leste. Ele teria se familiarizado com as rotas
marítimas e os perigos inerentes que configuram tão proeminentemente a história
Paulina. Para dar a sua teologia "autoridade" ele teve de se projetar
para trás em uma "era apostólica" e escolheu o nome Paulo (que
significa "pequeno" ou "humilde") como reflexo de sua
própria posição.
Quando o
catolicismo comandou a criação de Marcião, os romancistas em Roma, sem dúvida,
teriam usado as obras de Josefo para todos os fins dos cristãos, obras estas
que forneceram a eles material adicional. E aqui eles encontraram Paulo
(Saulo), um aristocrata de Herodes com um caráter desagradável. Este material
se tornou o núcleo do preâmbulo da história de Paulo e sua "vida no
judaísmo". A vida de Josefo foi secretamente saqueada: episódios na
biografia do historiador judeu foram usados para construir a história de Paulo,
e em particular o NAUFRÁGIO a caminho de Roma.
Josefo não
era apenas um historiador. Antes da guerra, ele havia sido nomeado pelo sumo
sacerdote Ananias como governador da Galiléia e, [...] Um dos grupos de
bandidos que ele teve de lidar em torno de Tiberíades era liderada por um
bandido chefe chamado ... JESUS.
"Então,
Jesus , filho de Sapphias [magistrado chefe de Tiberíades], um daqueles que já
mencionamos como o líder de um tumulto sedicioso de marinheiros e pessoas
pobres , nos impediram, e levou consigo certos galileus, e colocaram fogo no
palácio inteiro ... Jesus e seus partidários mataram a todos os gregos que eram
moradores de Tiberíades, e como muitos outros como eram os seus inimigos antes
da guerra ter começado".
- Josephus,
Vida 12.
De onde
vieram as idéias que ajudaram a construir Paulo/Saulo?
Atos 26: 1-2
- Saulo é um homem poderoso e ganha acesso ao rei Herodes Agripa. Plagiado de
Josefo (War, 2, 17).
Atos 13:1 e
Romanos 16:11 - Saulo é um parente de Herodes Agripa. Plagiado de Josefo, (War,
2, 17).
Atos 9:1 -
Saulo usa de violência e saqueia os mais fracos do que ele. Plagiado de Josefo
(Antiguidades 20.9.4)
Atos 9:29-3
- Saulo, como outros judeus ricos, foge de Jerusalém por causa dos perigos.
Plagiado de Josefo (War 2, 20.1)
Atos 9.22,24
– Tentativa de conversão em Damasco é causa de assassinato: Os judeus
convenceram suas esposas sírias locais a praticar o judaísmo. Isso causou
ressentimento, as pessoas se voltam contra os judeus, aprisionando-os no
ginásio para matá-los. Plagiado de Josefo (War, 2, 20.2)
Atos 17:1415
- Saulo (e amigos) são enviados para a Grécia (Acaia). Saulo espera convencer
César Nero de sua inocência. Plagiado de Josefo (War, 2, 20.1)
Atos
24:24-26 - O Procurador espera de um suborno de pessoas presas em uma ofensa
trivial. Plagiado de Josefo (Antiguidades 20.9.5).
Adicional
estudo:
Hermann
Detering, O falsificado Paulo, Cristianismo No início do Crepúsculo (Journal of
Criticism Superior, 2003)
AN Wilson,
Paul, a mente do Apóstolo (Sinclair-Stevenson, 1997)
John
Ziesler, cristianismo paulino (Oxford, 1990)
Edward
Stourton, Nos passos de São Paulo (Hodder & Stoughton, 2004)
J.
Murphy-O'Connor, Paul, A Vida Critical (Clarendon, 1996)
J. Murphy-O'Connor, Paul, His Story (Oxford, 2005)
Daniel T.
Unterbrink, Judas, o Galileu (iUniverse, 2004)
Daniel T.
Unterbrink, Mentiras do Novo Testamento (iUniverse, 2006)
Jay Raskin,
A Evolução de Cristo e cristianismos (Xlibris, 2006)
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