segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014 – A MAIS CONTURBADA DA HISTÓRIA





A CAMPANHA – Com mais opções do que de praxe, os eleitores acabaram pelo mais do mesmo de sempre. PT e PSDB acabaram polarizando e protagonizando o pleito. Isso empobrece a política nacional.





AS PROPOSTAS – Aécio falava, mas não mostrava o tal plano de governo; Dilma dizia que “faria isso e aquilo”. Poderia ter feito antes. O povo caiu na lábia dos dois.



OS DEBATES – A culpa é da imprensa, é claro, mas a espetacularização dos debates na TV também só foram possíveis por causa dos próprios candidatos que viraram popstars, devido à influência dos marketeiros e das frases de efeito. Emissoras ávidas por audiência optaram pelos embates televisivos para chamar atenção dos telespectadores. Deu certo. Ao menos colocou o assunto eleições como assunto do dia.



A IMPRENSA – Mais uma vez se prestando a um papel sujo e cafajeste. O chamado Grupo P.I.G. (Globo, Folha e Estadão e a Editora Abril, com sua 'Veja') manipularam, distorceram e massificaram a opinião pública de maneira nunca vista. Ou melhor, igual a 1989.



Jornalistas foram peões de seus “senhores de escravos”, os barões da mídia. Escrevendo o que seus donos ordenavam. Defendendo aquilo que seus mestres determinavam. E quando iam na corrente contrária, eram sumariamente demitidos. Veja o exemplo de Xico Sá da Folha de SP, chutado após defender sua opção de voto em Dilma. Tá certo, alguém da imprensa fazer isso é errado, mas quando o dono do jornal o faz em seus editoriais covardes (anônimos) e picaretas, aí tá tudo bem, né? Hipocrisia demais pra imprensa tupiniquim...



Se algo foi tirado de proveito do pleito de 1989, entre Collor e Lula, é que a mídia deve saber seus limites. Deixar-se corromper e cooptar eleitores para A ou B é fruto de um sistema sujo que tende à manipulação barata.




O PLEITO – A democracia no país ainda não está totalmente consolidada. Por todas estes motivos é que muita gente brada aos quatro cantos “volta ditadura!”. Como eleitores, mídia, candidatos não se dão ao respeito, esse tipo de calhordice acaba suscitando ranger de dentes, em especial com pessoas pouco afeitas aos trâmites democráticos.



A TERCEIRA VIA – Mais uma vez, a polarização PT/PSDB roubou a cena. E uma 3ª via não apareceu. Ou melhor, apareceu, mas não levou. Já tivemos em um passado recente, nomes como os de Heloísa Helena, Cristovam Buarque e o da própria Marina Silva, por duas vezes. Mas nenhum que tenha ganhado o eleitor. Enquanto isso não acontecer, permaneceremos na mesma situação dos EUA, com dois partidos majoritários e que, aos poucos, começarão a se parecer mais e mais, até se tornarem uma amálgama.



OS PROTESTOS DE 2013 – Muito se falou sobre a contradição da eleição de Dilma, devido aos protestos do ano passado. O questionamento é pertinente, já que o povo queria mudança. Fato; mas em momento algum foi pedido que se trocasse o PT pelo PSDB, afinal, são farinha do mesmo saco. Se conclamavam por mudança, deveria ser uma REAL mudança. Os tucanos não representam o 'novo'. Ao contrário. Foi o partido que teve o costumeiro apoio do P.I.G. (partido da imprensa golpista), com seus factoides e tentativas de ingerência no processo eleitoral.



Os que iam às ruas queriam que o mais do mesmo deixasse o cenário político. Dentre ele, o governo de Geraldo Alckmin, principal responsável pela crise de abastecimento em SP e envolvido no escândalo do metrô paulista. E também foi reeleito. Cabe ao povo buscar sua “Terceira Via” de maneira racional. Ainda não foi dessa vez.




PT – Que essas eleições sirvam de lição. Perderam um número significativo de parlamentares, de governos estaduais e naufragaram em tentativas de criar o novo –como em SP. Talvez o partido tenha que se refundar, para enxergar onde vem errando e corrigir seus erros. Começando se policiar melhor; analisar suas alianças e suas propostas; sua trajetória no início dos anos 80 e o atual momento.



Se conseguir fazer isso, reformulando seus ideais, talvez consiga se manter no poder por mais algum tempo.






sábado, 18 de outubro de 2014

Opressão, Estética e Morte.




do Feminismo sem demagogia






"Eu vim deixar um relato muito triste que aconteceu com uma amiga e, de fato, acontece com várias mulheres no mundo inteiro. Peço pra deixar em anônimo se for republicar, por favor, em questão de manter respeito a família da moça.



Eu conheci essa minha amiga ano passado mas sei que desde criança ela sempre sofreu bullying por ser gordinha. Desde os 11 tomava antidepressivos e vivia vestindo moletom e calça preta mesmo que estivesse 30 graus. Juro, eu nuncai a vi de camiseta. Até que ela, com 17, resolveu fazer uma cirurgia de redução do estômago pra ver se, com outro corpo, se sentiria melhor.



No dia 31/12/13, ela faleceu devido a uma infecção hospitalar que ocorreu enquanto ela se recuperava da redução do estômago.



Mais uma vez a sociedade patriarcal, sexista e machista matou. E infelizmente ela ainda irá matará. Milhares de mulheres morrem ao ano com cirurgias plásticas ou com tantas outras formas de ter o "corpo perfeito" mas, meninas, o corpo perfeito não existe! A coisa mais linda do ser humano é a diversidade dele.



Eu perdi uma amiga e não gostaria de perder outras por aí. Temos que lembrar que nosso corpo é a unica coisa valiosa de verdade que nós temos e NINGUÉM tem o direito sob ele. FODA-SE os padrões de beleza, foda-se se você é gordinha ou magrela demais, se é baixinha ou alta demais, você é linda como você é e não deixe ninguém fazer você pensar o contrário disso. Ame seu corpo, ame suas marcas, ame você."





Leia também:







domingo, 5 de outubro de 2014

O SISTEMA ELEITORAL É RUIM? A CULPA É SUA, ELEITOR.







O cara não gosta de política, não entende do assunto (nem quer compreender), se abstém dos seus direitos e deveres e, pior, quais são as obrigações dos eleitos, faz cara feia na hora de ir às urnas, encarando um direito como um martírio, escolhe candidato por que é famoso, por que “rouba, mas faz”, porque falaram que é menos pior que o adversário; chega na seção eleitoral sem saber em quem votar, pega os “santinhos” espalhados pelo chão, escolhe em cima da hora quem ditará os rumos do estado ou do país pelos próximos 4 anos nas “coxas”; vende o voto, seja por dinheiro ou por um saco de farinha, se deixa enganar com propostas absurdas e demagogas, aceita que os caras ditem as regras de um jogo que, teoricamente, deveria beneficiar a nós, cidadãos; não cobra os recém-eleitos, se esquece de acompanhar o noticiário sobre o que fazem os deputados, senadores, governadores e presidente, não sai às ruas para protestar, condena quem o faz, fala que as coisas devem mudar, mas não prega isso no dia a dia, nem cobra dos políticos; prefere se embebedar, assistindo a uma partida de futebol, ou acompanhando sua novela diária, passatempos preferidos e de fácil digestão; detesta falar sobre os rumos da política brasileira, critica quem o faz; acha que torcer pra seleção brasileira é ser patriota, mas convenientemente, não se detém no fato que exercer cidadania é o verdadeiro patriotismo; não denuncia os atos ilícitos dos políticos, não acompanha as leis que estão em debate ou sendo aprovadas pelos deputados, não entende como existem pessoas que falam sobre o assunto, sendo que há temas mais fáceis de entender...


E PESSOAS INÚTEIS ASSIM SÃO AS PRIMEIRAS QUE RECLAMAM DOS RUMOS DA NAÇÃO.